terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dúvidas sobre a doação de sangue

Dúvidas sobre a doação de sangue

Pessoal, Doar sangue é uma das coisas mais simples que existe! Mas, de forma geral, a população tem certo medo de doar, fazendo com que o Brasil seja o país com um dos menores índices de doação de sangue. Embora cerca de 3,5 milhões de voluntários ao ano doem sangue, os hemocentros de todo o Brasil ainda precisam de doação, ainda mais nos últimos meses do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, as doações caem em 20% no período marcado pelas datas comemorativas e pelas férias escolares, quando aumenta o número de viagens.

1. Qual é a quantidade de sangue coletada em cada doação? Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. 2. A quantidade de sangue coletada a cada doação vai afetar minha saúde? Não, porque na doação de sangue se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto, por esse motivo só é permitida a doação por pessoas acima de 50 kg.

3. Quanto tempo demora para que meu organismo reponha a quantidade de sangue coletada na doação? O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses. Por esse motivo, a doação de sangue só deve ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres. 4. Por que os homens podem doar sangue a cada 03 meses e as mulheres a cada 04 meses? Devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais. 5. O que é doação de plaquetas por aférese? É uma doação seletiva, onde um pequeno volume de plasma e prioritariamente as plaquetas são retiradas do doador através de uma máquina (separador celular). Esse procedimento pode ser realizado com intervalos de 48h. Não há prejuízo na doação de plaquetas sistemática, sendo possível ser realizado 2 vezes por semana, 4 vezes ao mês e até 24 vezes ao ano, isso devido a perda plasmática durante a doação. 6. O Material usado na doação de plaquetas é mesmo seguro? Sim, todo o material usado, inclusive os kits são estéreis, descartáveis e apirogênicos (não causam febre).

7. Se eu doar sangue uma vez, sou obrigado a doar de novo? Não. A doação de sangue é um ato solidário e voluntário que depende da iniciativa de cada cidadão, e o retorno é o entendimento de que só nós somos a única fonte desse produto. 8. É seguro doar sangue? Sim, todo o material usado, inclusive os kits são estéreis, descartáveis e apirogênicos (não causam febre). Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas. 9. É necessário estar em jejum para doar? Não. É importante que o doador se alimente normalmente, evitando ingerir alimentos gordurosos no dia da doação. Após o almoço, é necessário esperar cerca de uma hora e meia para efetuar a doação de sangue. 10. Corro algum risco de contaminação doando sangue? Não. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável. 11. Posso apresentar alguma reação doando sangue? Raramente acontece e, na maioria das vezes, está relacionada com a ansiedade. As reações mais frequentes são queda de pressão, sensação de desmaio, náuseas e hematomas no local da punção. Mais raramente os doadores podem apresentar vômitos e convulsões. Caso haja alguma reação, no local da coleta de sangue há sempre uma equipe preparada para atender a qualquer intercorrência. 12. Durante o período menstrual, a mulher pode doar sangue? Sim, não há nenhum risco para a saúde da mulher na doação de sangue. 13. Por que há garantia de liberação do trabalho no dia da doação? Porque 01 (um dia) é suficiente para o doador descansar e recuperar o volume sanguíneo doado sendo particularmente importante para aqueles que exercem profissões que exijam esforço físico ou que possam comprometer a sua segurança pessoal ou de outras pessoas. (ex: motorista).

14. É realizado algum exame no sangue doado? Sim. Tipagem sangüínea, sorologia e NAT (teste do ácido nucleico) para hepatite C e HIV (vírus da Aids), sorologia para hepatite B, doença de Chagas, sífilis, e HTLV. 15. Eu sou comunicado se algum exame der alterado? Sim. Se algum exame der alterado, é enviada correspondência para a residência do doador solicitando o seu comparecimento para receber orientação médica e coletar nova amostra de sangue. É importante que o doador não deixe de vir ao Hemope para que possam ser esclarecidas as dúvidas. Resultados reagentes nos testes sorológicos de triagem podem ocorrer por vários motivos, não significando, necessariamente, que exista alguma doença. 16. É possível doar sangue fazendo uso de medicamentos? Depende do tipo da medicação. No dia da doação, durante a entrevista, é realizada essa avaliação. 17. Quais os cuidados que devo ter após a doação? O doador deve alimentar-se bem, ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas, bem como, fumar nas primeiras duas horas e esforço físico no dia da doação. Em caso do aparecimento de queixas nos primeiros 15 dias após a doação, o doador deve retornar ao hemocentro e informar as queixas para esclarecimentos.



18. O que é feito com o sangue doado?

O sangue é separado em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco. Após a realização dos testes laboratoriais, esses hemocomponentes são enviados aos hospitais para serem usados em pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico, para cirurgias, transplantes etc. O plasma excedente (que não foi utilizado nos pacientes) também poderá ser encaminhado à indústria de Hemoderivados – HEMOBRÁS, para produção de medicamentos que serão utilizados por pacientes portadores de doenças hemorrágicas.

19. Os exames realizados na doação se prestam para diagnóstico de possíveis doenças?

As características dos testes sorológicos são adequadas para a triagem laboratorial antes da liberação da bolsa de sangue para transfusão, não sendo indicados para o diagnóstico de doenças.

beijos


Você também pode gostar de:

Molduras na decoração da casaComo limpar seus eletrodomésticos sem danificá-losPosições do casais na hora de dormir e seus significados.
Pessoal, Doar sangue é uma das coisas mais simples que existe! Mas, de forma geral, a população tem certo medo de doar, fazendo com que o Brasil seja o país com um dos menores índices de doação de sangue. Embora cerca de 3,5 milhões de voluntários ao ano doem sangue, os hemocentros de todo o Brasil ainda […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Enfim Casada
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 09 Dec 2014 10:00:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário