segunda-feira, 6 de abril de 2015

Como limpar pisos

Como limpar pisos

Pessoal, Hoje o tema é: limpeza dos pisos da sua casa!! Sempre temos multasse dúvidas em como limpar o piso da cozinha, da sala, do lavabo… é um diferente do outro então fizemos uma listinha dividindo por tipos de pisos pra orientar vocês. Vamos lá?

 

Cerâmicos e porcelanatos

Para limpar e remover manchas desses pisos, recomenda-se uma limpeza pesada com saponáceo e água uma vez por mês. No caso do cremoso,espalhe-o no chão e deixe-o agir por 15 minutos. Esfregue mais uma vez. Para o em pó, não é necessário esperar atuar. O ideal é esfregar o chão com uma esponja macia. Outros produtos proibidos são o ácido fluorídrico e, no caso de cerâmica com acabamento polido ou anti cato, o ácido clorídrico. Em contato com o piso, esses materiais causam o chamado “ataque químico”. Os danos são irreparáveis.

Laminados

Pano úmido com detergente neutro ou álcool, aplicado em movimentos unidirecionais, sem esfregar, é a melhor forma de eliminar a sujeira dos pisos laminados. Para a tarefa, o tecido 100% algodão é o mais indicado. Não limpe em sentidos diferentes, o que pode deixá-los foscos. Não é difícil eliminar manchas dos laminados. Cola e esmalte de unha saem com acetona. Para sucos, refrigerantes, tinta de caneta ou batom, detergente ou álcool resolvem o problema. Se a nódoa for de verniz, use tíner. Jamais esfregue o piso laminado com vassoura, esponja, palha de aço e lixa, nem use sapólio. Esses materiais arranham o chão e,para recuperá-lo, só trocando por um novo. 

Cimento queimado

A limpeza do cimento queimado é a mesma das pedras: sabão neutro, vassoura ou enceradeira. A diferença, é que como o cimento é mais sensível, o material utilizado deve ser o menos abrasivo possível. Uma opção para quem quiser ter um piso novo rapidamente é revesti-lo com tecnocimento, um polimérico criado pela NS Brazil. O material tem o mesmo aspecto visual do cimento queimado, mas dispensa as juntas de dilatação. Seu acabamento inclui uma substância impermeabilizante que facilita a remoção de diversos tipos de mancha, como marcas de solado.

Mármore e granitos

Sabão ou detergente neutros, enceradeira, vassoura. Qualquer uma dessas opções é válida para limpar pisos de mármore ou de granito, preservando seu brilho e característica naturais. Os maiores cuidados a serem tomados são: não usar produtos à base de ácido ou que contenham butiglicol,como os “multiuso”; não usar na enceradeira discos muito abrasivos; e remover o quanto antes substâncias que possam manchar o piso, mesmo que a pedra tenha sido impermeabilizada. 

Madeira

Esqueça os produtos de supermercado na hora de limpar pisos de madeira, incluindo os tacos. Basta o famoso “paninho com água”– e um pano bem torcido. Contra ácaros, uma vez por mês, dissolva no balde de água uma tampinha de álcool. Permitem-se, no máximo, poucas gotas de detergente neutro durante a limpeza diária. 

Fontes: Revista Casa & Jardim e Folha de SP. Bjos,
Você também pode gostar de:Como cortar a cebola em cubos fininhos?Seguro de CasaItália: de carro pela Toscana
Pessoal, Hoje o tema é: limpeza dos pisos da sua casa!! Sempre temos multasse dúvidas em como limpar o piso da cozinha, da sala, do lavabo… é um diferente do outro então fizemos uma listinha dividindo por tipos de pisos pra orientar vocês. Vamos lá?   Cerâmicos e porcelanatos Para limpar e remover manchas desses […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Casa em ordem
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 06 Apr 2015 10:00:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário