segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A aeróbica do cérebro

A aeróbica do cérebro
A caminho do chuveiro, feche os olhos, localize a torneira e regule a temperatura da água para o banho apenas pelo tato. Depois, sem ver nada, diferencie o xampu do condicionador pelo cheiro. Ainda no escuro, enxugue-se e vista a roupa utilizando somente o seu instinto. Terminou ? Então saiba que você acabou de fazer um exercício de neuróbica - técnica que emprega a associação e a variação dos sentidos em tarefas simples para manter a mente forte e flexível.

As atividades dessa ginástica inusitada envolvem sempre mais de uma sensação num mesmo contexto. E é essa interação, além, é claro, da quebra de rotinas, que força o cérebro a trabalhar mais e melhor. Segundo Lawrence Katz, neurobiólogo norte-americano que desenvolveu a novidade, a vida cotidiana é a academia ideal para a aeróbica da massa cinzenta.

Cada célula cerebral pode trocar de 1 mil a 10 mil impulsos nervosos com outro neurônio. Tudo vai depender, porém, de como se dá a estimulação. E o uso de vários sentidos ao mesmo tempo é uma boa estratégia para aumentar a quantidade de tais comunicações.

A conseqüência dessa grande interação é que os neurônios produzirão mais neurotrofinas nutrientes naturais do cérebro. "Quanto maior o número de conexões, mais rapidamente é transmitida a mensagem e isso deixa a mente sempre ativa", esclarece Avelino Leonardo da Silva, neurofisiologista da Universidade Estadual Paulista, em Assis, no interior Paulista.
Segundo a neuróbica, além do olfato, do tato, da audição e do paladar, a emoção também pode ajudar a intensificar o contato entre as células nervosas. Para entender bem como funciona essa engrenagem, é só imaginar uma música que foi ouvida numa situação especial. Sempre que for tocada, ela vai trazer a lembrança do momento vivido. Isso ocorre por causa da interação entre a sensação auditiva e a emocional.

Cumprimente com um aperto de mão a pessoa que você acaba de conhecer. Olhe bem o seu rosto, sinta o seu cheiro e ouça com atenção a voz dela. Se agir assim, é provável que o encontro nunca seja esquecido.
Quebra de rotina
"Um fato será lembrado com mais facilidade se houver várias informações relacionadas a ele", explica Gilberto Xavier, neurofisiologista da Universidade de São Paulo. Fazer pequenas mudanças na rotina é outra maneira de deixar o cérebro em forma. Isso porque os comportamentos do dia-a-dia são quase sempre automáticos e, portanto, feitos com um gasto mínimo de energia cerebral. Escovar os dentes com a mão contrária, por exemplo, é um ótimo começo. A mente é preparada para trabalhar com o inesperado e, ao reagir a uma novidade, a atividade dos neurônios aumenta em várias áreas cerebrais.

domingo, 30 de agosto de 2015

Esporte de macho

Esporte de macho
Calma amigo leitor, não vou escrever sobre a luta do vale-tudo, mas pretendo alertar os machões sobre o que está acontecendo com a nossa espécie em extinção. Sempre escutamos sobre as últimas pesquisas da genética e esquecemos um pouco da nossa ancestralidade, esquecemos que somos predadores por natureza, caçadores, lutamos para sobreviver. Éramos nômades, caminhantes, fugitivos, depois que descobrimos o fogo prevaleceu a preguiça, o domínio de terras.

Ser homem já implica prejuízos à saúde, é mais fácil procurarmos conselhos dos amigos de futebol de que uma consulta com um médico. A mulher vive em média 5,5 anos mais do que o homem, sua chance de contrair câncer durante a vida é de uma em três; a do homem, de uma em duas. A maioria dos homens que morrem de ataques cardíacos perde a vida antes dos 70 anos, o que não acontece com as mulheres - depois dos 74 anos.

Os esportes praticados pelos machões são religiosamente seguidos até os 18 anos, quando os hormônios estão saindo pelas orelhas, depois só nos finais de semana. A mulher é mais regular, podem até dizer porque trabalha menos, mas ela não têm vergonha de se cuidar.

O sal é outro exemplo. Os machões adoram ingerir muito sal, muito tempero, esquecem que estão contribuindo para a falência do coração. Quem de nós, homens, realiza exames testiculares ou de próstata depois dos 40 anos? Quem se submete a ficar nu na frente do médico para um check-up? Não é mais fácil tomar viagra?
Nossas emoções esportivas são muitas vezes incorporadas com as manhãs de domingo escutando o Massa ganhando mais uma corrida e, em seguida, dirigimos em alta velocidade como se tivéssemos ganhando algum grande prêmio. Em vez de pensarmos na Maria Zeferina Baldaia, aquela corredora que, depois da colheita da cana, saia para correr descalça.

Como sabemos que os machões adoram competir, com eles mesmos, por que não sugerir uma competição: se eu perder 3 kg em um mês, posso viver o mesmo tempo que a minha mulher, e assim não deixá-la se engraçar para nenhuma "bichinha".

Ganho de massa muscular: Conheça os principais erros

Ganho de massa muscular: Conheça os principais erros



 

 

Erros que estão impedindo ou minimizando seu ganho de massa muscular:

1) TREINAMENTO Sem ele é IMPOSSÍVEL ter resultados substanciais. Quando o objetivo é ganho de massa muscular, o foco passa a ser para o trabalho com peso (musculação). O aeróbico atrapalha sim, é preciso dosar com um preparador físico capacitado a freqüência do aeróbico. Cada um deve ser avaliado individualmente, mas se você quer ganhar massa, esqueça aquela corridinha diária. Eu prefiro o Hiit (treino intervalado de alto e baixa intensidade) mas nesse caso, a frequência também deve ser avaliada. Segundo a nutricionista Jessica Ribeiro. 2) O consumo inadequado de carboidratos Está  na moda fazer dietas “low carb”, mas se você quer crescimento da massa muscular e volume invista em carboidratos, claro, de “boa qualidade”. Isso fará com que você tenha energia para treinar, para construir músculos, regulação hormonal, dentre outras. Além de que  o próprio acúmulo de glicogênio no músculo da um visível aumento do volume muscular. 3) Consumo inadequado de proteínas Dentro desse critério digo que as chances de erros são enormes! Pouco consumo o dia inteiro, consumo exagerado em poucas refeições e consumo exacerbados em todas são erros bastante comuns.  A recomendação de consumo de proteínas está entre 1,6 e 2g/kg de peso corporal. E não fazemos estoques! Ou seja, o aproveitamento será melhor quanto maior for a distribuição ao longo do dia, favorecendo o ganho da massa muscular! 4) Baixo consumo de gorduras Amo trabalhar com gorduras de boa qualidade no plano alimentar. As gorduras exercem uma série de funções no nosso corpo, inclusive HORMONAIS. Ou seja, invista em gorduras de boa qualidade! As minhas preferidas são: castanhas, abacate, coco, azeite de oliva e ômega 3. 5) Aumentar bastante as kcal da dieta, mas não se atentar com a qualidade O que eu vejo por aí de gente querendo ganhar massa muscular e achando que com isso está liberado o consumo de alimentos ricos em açúcar, carboidrato refinado, sódio, corante, conservante e por aí vai. Prejudicando a recuperação muscular e favorecendo o ganho de gordura. E a dica q eu (Adriana Ribas) passo a vocês: Procure um nutricionista esportivo e um preparador que estejam atualizados,  post algum substitui um acompanhamento profissional. Mas sempre vão ser úteis se souberem usar.


    Erros que estão impedindo ou minimizando seu ganho de massa muscular: 1) TREINAMENTO Sem ele é IMPOSSÍVEL ter resultados substanciais. Quando o objetivo é ganho de massa muscular, o foco passa a ser para o trabalho com peso (musculação). O aeróbico atrapalha sim, é preciso dosar com um preparador físico capacitado a freqüência […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Atividade Física
Autor: drisaudavel

sábado, 29 de agosto de 2015

Como funciona a termorregulação

Como funciona a termorregulação
Nos climas frios é comum a diminuição da pratica das atividades físicas. Muitos só retomam aos parques e praças para o esporte só no final do ano. Uma pena que muitos ainda pensem assim, talvez até devido à cultura do frio, do quentão, do chocolate quente, das lareiras. "Esportes, só no calor", é o que os preguiçosos dizem.

Mantemos internamente nosso calor devido ao mecanismo fisiológico chamado termorregulação. Salve, salve, salvem os gordinhos, a gordura também serve para proteger contra o frio. Os calafrios também são mecanismos para mantermos nossa temperatura central regulada. As proteções contra o frio mais empregadas ainda são as roupas quentes, usadas por todos.

O hipotálamo regula a temperatura de acordo com o ambiente externo e interno. Nesse último, podemos regulá-lo por meio do incremento de atividades físicas, que não impedem de se iniciar essa prática com roupas apropriadas para o frio, as mais "pesadas". Durante o exercício é comum a troca por roupas mais leves, aproveitando-se o aumento da temperatura interna. Assim mesmo, mecanismos de manutenção da temperatura são acionados e se respeita o essencial biológico.

A água representa cerca de 60% da massa corporal do homem e 50% da massa corporal da mulher, daí a importância fundamental de estarmos sempre bem hidratados.
Quando realizamos algum tipo de atividade física, a necessidade de líquidos no nosso organismo aumenta pela sudorese produzida. A conseqüência mais grave de uma sudorese intensa é a perda de água corporal. O atleta que realiza um esforço intenso pode perder de 1 a 2 Kg de água corporal. Nos atletas de resistência ocorrem perdas de até 4% do peso corporal em treinamentos e competições.

Depois de respeitar essas regras básicas, é fundamental a persistência, não perder a forma no inverno, não insistir no efeito sanfona. Evite ser influenciado pelos preguiçosos, mexa-se, seu corpo vai agradecer.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O segredo da longevidade

O segredo da longevidade
"Véio" já virou sinônimo de amigo, de gente que se conhece há muito tempo. Melhor agora que aumentamos nossa média de vida. Aos 75 anos somos obrigados a continuar produzindo. O melhor modelo de saúde dos velhos brasileiros é o de Veranópolis, uma cidade gaúcha com uma expectativa de vida das mulheres de 83 anos, isso mesmo, uma média que faz qualquer herdeiro interesseiro perder as esperanças.

O segredo deste povo, como os japoneses, italianos, espanhóis e gregos, os mais longevos do planeta, são muitos, a começar pelo estilo de vida. Para os italianos e espanhóis, um bom vinho e azeite de oliva são o suficiente para alegrar mais alguns anos. No caso dos japoneses, os chás e as sopas misteriosas são as receitas já consagradas há milhares de anos. Todas essas fórmulas não seriam possíveis se os exercícios físicos não acompanhassem esses costumes de gerações saudáveis.




As dietas do mediterrâneo são acompanhadas, como no caso dos "samurais", repleta de caminhadas, ou seja, todos, independentemente da nacionalidade, caminham muito. Os idosos dos países do primeiro mundo desfrutam de uma aposentadoria mais generosa. Isso também ajuda os velhinhos a sair de casa para o consumo.
No caso dos brasileiros de Veranópolis, as caminhadas são obrigações profissionais, para plantar, colher e andar até a igreja. O vinho gaúcho e a polenta na chapa são os segredos. A polenta grelhada na chapa é rica em hidrato de carbono, de absorção lenta e fibras alimentares que diminuem as inflamações vasculares. Isso é consumido sem muitas regras, foi passado de geração para geração, até que foi provado o porquê dos anos a mais que este povo está vivendo.

Uma outra variável que faz a diferença para esses gaúchos é a fé. É uma tríade que vai ser difícil de se derrubar tão cedo: alimentação, exercício e fé. Para ser mais direto, vinho e polenta, caminhadas longas e fé.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Que marca de fralda é melhor?

Que marca de fralda é melhor?

Pessoal, Eu como mãe de primeira viagem cada dia leio e busco sobre temas diferentes. Esses dias estava pesquisando sobre marcas de fralda e qual é melhor pro baby. Ah pra quem está pensando em ser mãe e não se acha preparada pensem em mim: eu estou grávida de 6 meses e literalmente  NUNCA NA VIDA troquei uma fralda! Sem exagero… Então acalmem-se e pensem que sempre tem uma futura mãe perdida igual vocês, #tamojuntonessa !!!! Alguém tem alguma luz?!?!?!? Tenho amigas que usam Pampers normal, outras que só usam Pampers roxa… outras que não podem ver na frente e só usam Huggies (que descobri recentemente que Huggies e Turma da Mônica são a mesma fralda, sempre achei que eram 2 marcas diferentes, sorry a gafe mas realmente é um mundo novo pra mim)… essas são as 3 que conheço, alguém tem mais alguma pra listinha? Deve ter né?

Mundo das Fraldas

Até agora aprendi que:
  • Recém nascidos usam de 8 a 10 fraldas por dia (DEZ FRALDAS POR DIAAAA, haja fralda e haja dinheiro pra comprar fralda né!??!?! Vou falir!!).
  • De 6 meses a um ano e meio essa quantidade pode diminuir pra 4 a 8 fraldas (UFA, mas mesmo assim 8 me parece um número enorme por dia).
  • Acima de 1 ano e meio, ou quando eles começam a andar, a quantidade diminui ainda mais, chegando a 3 a 4 fraldas por dia, até o desfralde diurno (OK, em algum momento melhora).

Marcas de Fralda

Alguma mãe que entenda de fraldas por favor me ajude a escolher a melhor Vou fazer Chá de Fraldas do Antônio em breve e não sei que marca pedir… pensei em pedir Pampers mas tenho visto tantas amigas falarem da Huggies recentemente que estou na dúvida.

PAMPERS COMUM



Essa fralda me falam SUPER bem também, e é difícil ver um bebê que nunca tenha usado uma Pampers né?! Me parece o Ariel das fraldas, aquele que todo mundo tem em casa e usa um dia hehehe mas não sei!!! Nunca usei… Meu sobrinho só usa essa e nunca teve problemas (ele tem 1 ano e meio). O que li sobre ela: – Conta com um indicador de umidade, tecnologia que ativa uma tira, na parte externa, que muda de cor – de amarelo para azul claro (isso achei INCRÍVELLLLL, será que funciona mesmo?!?!?! Foi o que mais gostei de todas as fraldas). – Tem laterais superelásticas e não marca as perninhas (ainda mais se o bebê for deliciosamente gordinho hehehe). – Garante até 12 horas de máxima absorção. – PREÇO: pacote de 40 fraldas custa R$ 35,90 (R$ 0,89 por fralda)

PAMPERS PREMIUM CARE



Essa me parece a melhor, não sei se só de ler o “premium care” na embalagem já associo a um produto extremamente bom e que vai de fato cuidar do meu baby. Mas lendo o que ela tem, fiquei mais encantada com a Pampers normal sabiam?! O que li sobre ela: – Absorção que isola a umidade, ajudando a manter a pele do bebê seca por até 12 horas. – Diminui a a exposiςão da pele a substâncias irritantes externas. – PREÇO: pacote de 56 fraldas custa R$ 59,90 (R$ 1,06 por fralda)

HUGGIES



Outra marca que falam super bem é essa Huggies… parece que dá menos alergia nos bebês, algo do gênero. O que li sobre ela: – Desenvolvida exclusivamente para bebês com menos de um mês de vida (ou seja, deve ser bom mesmo pra recém-nascido né?! Imagino…). – Eles tem versão pra menina e pra menino… (isso me parece muito útil). – Possui uma cobertura suave com toque de algodão, além de laterais mais macias que não agridem a pele do bebê (mas isso todas tem né?). – Possui fórmulas testadas dermatológica e oftalmologicamente. – PREÇO: pacote de 38 fraldas custa R$ 24,90 (R$ 0,65 por fralda) - a mais barata!! E agora?!?!!? O que fazer?!?!?!? Qual comprar?!?!?!?! Como testar?!?!?!? Mamães de plantão, me ajudem Bjos,
Você também pode gostar de:Agradecimento para TODAS AS LEITORASENQUETE PARA AS LEITORASDiário de grávida: eterno sentimento de CULPA!
Pessoal, Eu como mãe de primeira viagem cada dia leio e busco sobre temas diferentes. Esses dias estava pesquisando sobre marcas de fralda e qual é melhor pro baby. Ah pra quem está pensando em ser mãe e não se acha preparada pensem em mim: eu estou grávida de 6 meses e literalmente  NUNCA NA […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Enfim Casada
Autor: Enfim Casada

O esporte imita a fisiologia

O esporte imita a fisiologia

Era uma vez....
Não é assim que começa toda história? Dois grandes jogadores, renomados internacionalmente, craques, Actino e Miosino, jogavam por música, ou melhor, só jogavam porque o técnico sempre era o mesmo, um gênio, sua ordem era um comando e não existia volta tudo-ou-nada. Era o sr. Calcinino. Formavam um trio sem precedentes, dois efetores e um administrador.

O problema é que os dois só jogavam quando existia o comando do seu Calcinino. Parece aquela história do esporte que todos já conhecem: no basquete feminino, Paula, Hortência e Maria Helena; no masculino, Oscar, Carioquinha ( lembram da "ponte aérea" ?) e Marcel; no vôlei, Maurício, Tande e Luís Roberto. Ou mesmo Pelé, Tostão e Gerson. Precisa mais?

No esporte sempre foi assim: um pensante e, quando muito, dois bons executantes. Pronto, fórmula ideal. Ai que saudades do Maurílio no Paraná Clube. Voltemos à nossa história. E os dois craques, Actino e Miosino, descobriram que sem o seu Calcinino eles não funcionavam, algo acontecia de dependência fraternal ou, quem sabe, fisiológica. Nas diversas tentativas de descobrir por que em algumas ocasiões especiais, como uma final de campeonato, os dois não jogavam bem, como o Kaká de vez em quando, como o Jorge Wagner do Corinthians, o Lima no Coritiba (lembram?).
Inspiraram-se na fisiologia para descobrir o motivo de alguns fracassos. Depois de muitas consultas aos tratados esportivos, como alguns fazem com os astros e as cartas, descobriu-se que, sem o cálcio, a actina e miosina não conseguem deslizar e contrair os músculos, um princípio básico da contração muscular. Frente a essa constatação - como na vida dos grandes esportistas, sempre existe um Larri Passos ao lado de um Guga, um Vadão à frente de um Denis Marques, ou quem sabe, um serviço (linguagem do basquete) antecedendo uma enterrada do Michel Jordan -, aí nos perguntamos: o que é mais bonito, a enterrada, o gol, a cortada ou o passe?

O cálcio não é mais importante que as outras duas proteínas ? Ou será que o que está entre linhas não conta? Quem são os nossos fisiologistas? Quem são os ou as nutricionistas do nosso esporte? Quem recupera os nossos craques? Supervalorizamos nossos ídolos, esquecemos de reconhecer nossos cérebros, nossos "cálcios", nossos passes.

Quem sabe um dia os torcedores descobrirão que os atletas só são atletas porque existe um técnico, um preparador físico, um psicólogo, uma nutricionista, um fisioterapeuta, um Calcinino.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Como evitar lesões na coluna.

Como evitar lesões na coluna.
Coluna: O alicerce do nosso corpo.
Muito se fala dos cuidados a serem tomados para se evitar lesões nos pés e joelhos de esportistas, principalmente de corredores, pois utilizam demasiadamente os membros inferiores na prática do esporte. Quando os iniciantes desconhecem algumas regras básicas, de imediato aparecem as conseqüências. Uma delas se deve à má absorção do impacto dos pés no chão, as indecentes dores nas costas, que nem sempre é o "famoso" ciático.

Um constante impacto sem as devidas proteções "judia" as estruturas articulares e musculares, apropriadas para este mesmo fim, a proteção. Podem aparecer aí lesões e contusões de vários tipos. O problema mais comum na coluna é a lombalgia (dor na lombar), e uma das causas dessa lesão é a sobrecarga de esforço "no final da coluna". Muito comum em pessoas que executam movimentos repetitivos. Um bom par de calçados adequados à prática de esportes, de preferência com amortecimento, talvez seja o primeiro passo para não "ficar de molho".

Podemos destacar aqui mais alguns cuidados para evitar problemas nessa região tão delicada que é nossa coluna. A cartilha da coluna orienta cuidados básicos na postura, ao sentar, andar, trabalhar e, principalmente, ao praticar esportes, pois além da má postura já ser um complicador, com o esforço esse erro só será potencializado. Um outro item da cartilha é o fortalecimento muscular: toracodorsal (exercícios dorsais) e de membros inferiores (agachamentos). Somado a esses dois, exercícios abdominais completam a tríade da prevenção de lesões nas costas.
Alguns desvios na coluna já consagrados: escoliose, cifose e hiperlordose ajudam a piorar o quadro da lombalgia. Quando esses desvios não são acentuados, não se muda nada na prevenção das dores nas costas. Ao contrário, pode ajudar muito. Depois de fortalecermos a estrutura da coluna (imagine 24 xícaras se equilibrando uma sobre a outra - assim é a coluna vertebral), o fundamental é a preparação atlética. Se os exercícios forem mal executados, "nosso amortecedor" ficará obsoleto e favorecerá, assim, o aparecimento de novas lesões. Depois dessa explicação técnica-médica, não custa buscar outras informações, para não dizer mais tarde que o esporte pode "matar".
P.S.: Não se esqueça do alongamento!!

Barra de Proteína caseira

Barra de Proteína caseira





Barra de proteína caseira   Sim, podemos ter uma barra de proteína com ingredientes de qualidade, deliciosa e super econômica. Essa receita é ilimitada, você pode acrescentar chia, linhaça, castanhas, passas, enfim, aqui aceita tudo, desde que seja saudável, ok? Barra de proteína caseira 1  xícara de aveia (farelo ou flocos) 1/2 xícara de granola 3 colheres (sopa) de pasta de amendoim 4 colheres (sopa) de whey protein ou albumina 50 ml de leite desnatado ou água Misture tudo até desgrudar da tigela. Forre uma forma com papel alumínio, coloque a massa sobre o papel. Leve a geladeira por no mínimo 1 hora. Desenforme a barra e corte como preferir. Rende 8 pedaços. Facebook drisaudavel


  Sim, podemos ter uma barra de proteína com ingredientes de qualidade, deliciosa e super econômica. Essa receita é ilimitada, você pode acrescentar chia, linhaça, castanhas, passas, enfim, aqui aceita tudo, desde que seja saudável, ok? Barra de proteína caseira 1  xícara de aveia (farelo ou flocos) 1/2 xícara de granola 3 colheres (sopa) de […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Receitas
Autor: drisaudavel

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Lesões no futebol em atletas esporádicos.

Lesões no futebol em atletas esporádicos.
As lesões no esporte ocorrem, na sua grande maioria, nos finais de semana, afetando principalmente esportistas mal condicionados. Estes são os indivíduos que não se preparam para o esforço desejado, por isso que os plantões hospitalares nos finais de semana são lotados de pretendentes à Ronaldinho.

Do total das lesões esportivas, aproximadamente 35% são lesões musculares e quase sempre em jogadores de futebol. Os músculos podem ser lesados tanto por trauma direto (impacto) como indireto (sobrecarga). Essas lesões quase sempre são benignas, mas costumam ser inoportunas devido às reabilitações inadequadas.




A maioria dos boleiros de finais de semana não se prepara fisicamente. Isso é evidente porque muitos cansam só de ver os outros jogarem. Por outro lado, quando estão machucados, não tem a paciência necessária para se recuperar adequadamente. Para não fugir muito do assunto, não esqueçamos que a maioria das mortes do coração também acontece com "atletas" esporádicos.

Retomando às lesões musculares, temos as contusões como o grande filão desses atletas, depois as distensões. As primeiras resultam diretamente de impactos (trauma). As distensões acontecem quando ocorre uma ruptura de fibras musculares.
Para não distender demais esse assunto, podemos afirmar que quanto melhor a condição física do indivíduo, mais difícil o aparecimento dessas lesões. Quando isso ocorrer, as primeiras providências são a interrupção da atividade praticada, bem como a aplicação de gelo no local lesionado. Repouso até o desaparecimento das dores é o recomendável para que seja iniciado o processo de cicatrização.

Se houver reincidência da lesão, após a volta ao esporte, o melhor mesmo é buscar um aconselhamento médico e fisioterápico. Como já é sabido, desde os gregos, que o melhor tratamento é a prevenção, então devemos proceder como ditam as tabulas da saúde: condicionamento físico três vezes por semana, faça sol, faça chuva. Só depois pense em gols.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Judô caminho suave

Judô caminho suave
Jigoro Kano, nascido no Japão, fundador do judô, sempre foi um homem franzino e baixo. Era muito mais intelectualizado do que atleta, mas algo de diferente havia nesse homem quase misterioso. No século passado, o jitsu (formas antigas de artes marciais), usava-se muita força aliado a pouca técnica, ou seja, os mais fracos não podiam lutar com os mais fortes.

Reza a lenda que Jigoro Kano costumava brincar com seu gato, e que ao jogar o animal no chão, na posição em que o bichano estivesse, ele sempre caia em pé e nunca se machucava. Somou-se a destreza do bicho com a curiosidade de um homem. "Sempre é possível cair com leveza", dizia Kano. Nos invernos do Japão, ele passava horas vendo os galhos das cerejeiras se curvarem para ceder à neve. Poucos galhos se quebravam, apesar do peso que sustentavam. Essas experiências filosóficas orientais fluíram ao mundo moderno como a arte do caminho (dô) suave (ju).




Desde 1882, quando foi criada a Kodokan (caminho fraterno), a primeira academia formal do Japão, que o homem busca a sua identidade. As quedas (ukemis) no mundo industrializado nem sempre são acompanhadas da suavidade, o processo da busca da felicidade continua obscuro e a filosofia de vida do terceiro milênio continua mergulhada em um tatame borrado de insegurança.
O judô tradicional orientou velhos guerreiros em homens na busca da paz, através dos ensinamentos: "Deveria haver um princípio em particular, prevalecendo sobre todos os demais, que governaria todas as atividades do homem".

As quedas eram, na essência, uma preparação para as frustrações de um mundo novo; os golpes de projeções eram, na verdade, um alicerce para novas conquistas; as saudações (cumprimentos), um agradecimento e um pedido aos céus. Mais de cem anos depois do início da prática desta luta, hoje vemos as artes marciais como trampolim para benefícios políticos. Os exemplos são muitos, só lembrar da era Mamede, uma espécie de Ricardo Teixeira do judô...


Esses princípios centenários do judô guerreiro mantêm ainda alguns lutadores em pé, movimentando-se nesse piso, o tatame. Só a técnica apurada é capaz de mantê-los lutando pela essência do caminho suave. Que o espírito desses lutadores sobre os shiaijo da vida e os kiais continuem ecoando em nossos corações, para manter acesa a bíblia (Koza) do judô.

Este texto é dedicado aos amigos ausentes fisicamente, mas presentes a todo momento: Júlio Zangari e Kenjiro Hironaka. Eram, e são, mestres do judô que o Paraná não soube reconhecer em toda sua dimensão.

domingo, 23 de agosto de 2015

Como a insônia e alimentação afetam o dia dia, como combater a insônia.

Como a insônia e alimentação afetam o dia dia, como combater a insônia.
Muitas pessoas, hoje em dia, sofrem, e muito, de e com um distúrbio denominado de insônia. Não aquela insônia passageira antes de uma competição, tão comum em esportistas, mas uma mais rotineira. Algumas demoram muito para adormecer, outras acordam várias vezes durante a noite e outras ficam acordadas durante longos períodos antes do amanhecer. Isso acaba por atrapalhar todo o dia seguinte, dificultando uma boa concentração e disposição para trabalhar ou praticar esportes.

Alguns "sortudos" adormecem imediatamente após se deitarem e não acordam de maneira nenhuma durante toda a noite, nem mesmo quando caem da cama. Vários fatores atrapalham uma bela noite de sono, como: preocupações, ingestão excessiva de cafeína, medicamentos estimulantes e atividade física intensa em horário muito próximo ao de dormir.

Será que a alimentação pode ajudar a combater esse mal? Sim, um dos amigos do sono é o doce ou o amido ingerido numa quantidade de aproximadamente 30 gramas (você já achou que era para se perder numa quantidade enorme de doces, heim?), cerca de meia hora antes de ir para a cama. Durante muito tempo o mel foi usado como soporífero. O triptofano, um aminoácido essencial, é um indutor natural do sono. Ele tem a capacidade de aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, agindo como um sedativo natural.
Você já deve ter ouvido falar que um copo de leite momo com uma colher de chá de mel faz bem contra a insônia. E isso não é apenas mais uma lenda inventada pela sua vovó. Isso se deve ao fato de que o carboidrato, no caso o mel, facilita a entrada do triptofano no cérebro. Esse produto é encontrado principalmente no leite.
Procure evitar o consumo noturno excessivo de café, chás, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína. Refeições pesadas e gordurosas também vão atrapalhar sua noite de sono. Os alimentos ricos em amido como pães, massas, leite adoçado e chás de ervas com mel acalmam e provocam uma sonolência relaxante.

Atividade física durante o dia vai deixar você com um "cansaço na medida" para dormir melhor. Além disso, deixe o quarto bem escuro e silencioso (tente não ficar com a televisão ligada), estabeleça horário fixo para se deitar e levantar. E, é claro, um bom "cobertor de orelhas" é uma ajuda e tanto.

Glúten e Lactose

Glúten e Lactose





  SOBRE GLÚTEN E LACTOSE Texto: Dr. Eduardo Magalhães   Existe um antigo ditado no meio da medicina natural que diz: “a morte começa no cólon”. Pesquisas diversas, de fato, comprovam que 95% de todas as doenças têm início no intestino. Problemas digestivos, digestão fraca, é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Isso ocorre em função do estilo de vida baseado numa alimentação inadequada e altos níveis de estresse. É preciso entender que todo alimento ingerido irá causar algum efeito em nosso organismo, podendo este ser benéfico ou prejudicial ao bom funcionamento do mesmo. São as chamadas reações adversas aos alimentos, RAA, denominação empregada para qualquer reação anormal à ingestão de alimentos, independetemente de sua causa. Elas podem ser classificadas em imuno-mediadas, no caso das alergias alimentares, e não imuno-mediadas, sendo este o caso das intolerâncias alimentares. Nas intolerâncias alimentares, como por exemplo, na intolerância à lactose, a pessoa apresenta uma incapacidade de digerir a lactose, que irá sofrer fermentação, desencadeando sintomas mais relacionados ao trato gastrointestinal, como formação de gazes, cólicas, estufamentos, dores intestinias, máu hálito e até diarreia, porém não houve intermediação do sistema imunológico. Caso o indivíduo não apresente tal intolerância, ele é capaz de lidar com a lactose, com moderação, sem grandes repercussões a sua saúde. A lactose é um açúcar presente no leite, e é formada por outros dois açúcares interligados, a galatocse e a glucose. O leite da vaca contém aproximadamente 5% de lactose e o leite materno apresenta em torno de 7%. Durante a fase de amamentação os mamíferos produzem lactase, enzima capaz de desdobrar a lactose em galactose e glucose. Com o passar dos anos a produção dessa enzima vai diminuindo, podendo-se instalar a intolerância a lactose. Essa diminuição da lactase é um processo natural geneticamente determinado, pois todos os mamíferos , exceto o homem, abandonam o leite na fase adulta. No entanto, graças a algumas das nossas bactérias (que produzem lactase), a nossa capacidade de adaptação e à mutação genética, muitos adultos não sofrem desse problema, sendo capazes de digerir a lactose por toda a vida, atençao feita a raça negra, que costuma possuir uma capacidade diminuida de digerir a lactose. Portanto, intolerância a lactose é um quadro mais tranquilo, pois nao causa problemas inflamatórios e sim digestivos. O problema maior no consumo dos laticínios não vem da lactose, e sim da PROTEÍNA do leite. Ou seja, não adianta encher sua casa de produtos LACFREE acreditando estar fazendo bem a sua saúde, quando podes, na verdade, estar apenas dimiuindo um pouco a formação de gazes. Se for difícil ficar sem um queijo em sua vida, os de cabra ou búfala seriam melhores opções por possuírem um potencial alergênico menor que o da vaca.

Além disso, ao tomar leite de VACA, você acaba expondo-se a diversos antibióticos,

(dados as vacas para combater as mastites recorrentes por conta da ordenha exagerada), a

hormônios bovinos (para acelerar a produção do leite), a formaldeído (formol, utilizado para

o transporte), agrotóxicos (provenientes das rações dadas aos animais em confinamento),

bisfenol-A (presente nas embalagens), um xenoestrogênio por trás de casos de câncer de

mama e próstata, endometriose, infertilidade, obesidade, altismo etc.

No caso das alergias alimentares, há um envolvimento de mecanismos imunológicos,

resultando em grande variabilidade de manifestações clínicas. Os alimentos com maior

potencial alergênico são aqueles cujas proteínas são de difícil digestão, como o caso do

glúten e da proteína do leite da vaca, mais especificamente a caseína. Elas estao diretamente

ligadas a um quadro chamado de DISBIOSE intestinal. Esta representa o desequilíbrio entre

os micro-organismos que compõe sua “flora” intestinal, sendo este o principal fator

desencadeador da INFLAMAÇÃO crônica silenciosa, um distúrbio metabólico extremamente

desfavorável à saúde do ser humano. Quase todas as mazelas da vida moderna estão direta ou

indiretamente relacionadas a disbiose, desde má digestão, gazes, gastrite, sinusites, rinites,

candidíase, infecção urinária de repetição, enxaqueca, acne, asma a problemas mais sérios

como depressão, doenças cardiovasculares e auto imunes, OBESIDADE e até o câncer. Até

mesmo a falta de energia de viver pode ser consequência de uma disbiose. Em suma, disbiose

quer dizer um grande “ desastre ecológico dentro do corpo”.

Estresse, remédios, maus hábitos alimentares (grãos refinados, industrialiados,

GLÚTEN, LATICÍNIOS etc ), fazem com que seu corpo não consiga digerir adequadamente

as proteínas dos alimentos. Essa proteína mal digerida, pode cair na corrente sanguínea,

formando imuno comoplexos IgG e IgE. Esse imunocomplexo vai começar a circular e se

instalar em algum lugar. As substâncias pró-inflamatórias liberadas para digerir as proteínas

ficam circulando no sangue e causam retenção de liquido, inchaço, além de excitar células

nervosas e dar cefaléia, agitação mental, irritabilidade, aumento da resistência à insulina e

acúmulo de GORDURA, seja no fígado (esteatose) ou em demais áreas do corpo. Além

disso, o indivíduo fica cansado e com falta de energia, por conta da falta de glicose na célula,

fazendo com que aumente a vontade de consumir alimentos calóricos.

O Glúten é uma proteína amplamente distribuída em vários cereais, como trigo e suas

variedades kamut e espelta, centeio, cevada, aveia ( por contaminação ) e malte, isso mesmo,

o velho scotch possui glúten. O pão integral é dos que mais possui glúten em sua composição,

para poder render mais. A aveia é a que menos contém, e até 50g/d, não mostrou efeitos

adversos na nutrição e na mucosa intestinal dos celíacos segundo um estudo filandes.

Porém existe o que chamamos de sensibilidade ao glúten não celíaca, onde o

consumo regular do glúten, mesmo para quem NÃO for portador da doença celíaca, traz sim

malefícios a nossa saúde, e conforme inúmeros estudos, pode estar relacionado a doenças

como DM I, síndrome de hashimoto, psoríase, vitiligo, esteatose hepatica não alcoólica

(NASH), altismo, TDAH, dores musculares, artroses e artrite reumatóide, doença de crhon

etc. Nosso trigo é uma porcaria. A exclusão do glúten do cardápio pode ajudar na regreção

de nódulos da tireoide, assim como aumentar as chances de uma casal vir a engravidar, por,

dentre outras razões, favorecer a absorção do ferro e ácido fólico dos alimentos.

Caseína (proteína do leite) e glúten interferem em receptores do SNC alterando

estímulos do receptor. Altistas se beneficiam muito com a retirada desses alimentos, assim

como os bebes com refluxo quando a mãe elimina esses itens da dieta. A não exposição ao

glúten até os dois anos de idade, diminui a probabilidade de vir a manifestar doença celíaca e

processos alérgicos na fase adulta.

Se você deseja perder peso de forma sustentável e envelhecer com mais qualilade é

fundamental ter mais atenção aos seus hábitos de vida, especialmente no que diz respeito a

sua alimentação. É preciso informar-se melhor, a partir de boas fontes de informação, para

evitar manipulações mercadológicas e distinguir melhor entre o que é modismo e o que de

fato é importante a sua saúde.




  SOBRE GLÚTEN E LACTOSE Texto: Dr. Eduardo Magalhães   Existe um antigo ditado no meio da medicina natural que diz: “a morte começa no cólon”. Pesquisas diversas, de fato, comprovam que 95% de todas as doenças têm início no intestino. Problemas digestivos, digestão fraca, é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Isso ocorre […]




Fonte: Dri Saudável
Categoria: Alimentação
Autor: drisaudavel

Cuidado com as articulações

Cuidado com as articulações





Adriana Ribas       Movimento é qualidade de vida Realmente movimentar-se é sinônimo de bem-estar e as nossas articulações vão agradecer os cuidados e a preocupação com o futuro. Ainda mais porque, somente sem limite de movimentos e sem dor é possível realizar as atividades físicas e, assim, conquistar uma vida saudável. Prevenir não é nenhum segredo, mas sim a alternativa para proteger a cartilagem da degradação. E UC-II tem se mostrado um aliado nessa tarefa. Assim também como para auxiliar no tratamento de doenças articulares como artrose e artrite, ajudando na melhora da dor e da mobilidade. O nutracêutico é 100% natural e pode ser associado a outros produtos, pois é encontrado nas farmácias de manipulação. Por ser manipulado, o produto possibilita a individualização de sua formulação, de acordo com as características e necessidades de cada pessoa. Além disso, UC-II pode ser aliado a um tratamento multidisciplinar, que envolva orientação profissional para a prática de exercícios, com o objetivo de fortalecer a musculatura, para evitar as lesões e o desgaste das articulações. Quer saber mais informações? Você pode encontra no hotsite: www.pharmanostra.com.br/uc-ii. E não esqueça de conversar com o seu médico.  


      Movimento é qualidade de vida Realmente movimentar-se é sinônimo de bem-estar e as nossas articulações vão agradecer os cuidados e a preocupação com o futuro. Ainda mais porque, somente sem limite de movimentos e sem dor é possível realizar as atividades físicas e, assim, conquistar uma vida saudável. Prevenir não é nenhum […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Atividade Física
Autor: drisaudavel

sábado, 22 de agosto de 2015

Para desporto - Esportes inclusivos o que são?

Para desporto - Esportes inclusivos o que são?
No dia-a-dia comemoramos a inclusão pelo esporte, mais uma lembrança para salientar a importância do esporte no convívio com deficientes, principalmente. Essa estratégia de usar o esporte como meio de inclusão já é antiga, mas pouco lembrada quando precisamos efetivá-la.

O termo deficiência inclui um largo espectro de doenças mentais e físicas que, em casos graves, atingem tanto o corpo quanto a mente. Apenas 5% dos casos de deficiência são congênitos; todos os outros são adquiridos no decorrer da vida por acidente, doença ou idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência tem a sua primeira origem em um "impairment" - lesão. O termo se refere a falhas nas funções anatômicas, fisiológicas ou psíquicas, ou ainda na estrutura do corpo. Essas falhas levam à incapacitação e prejudicam as atividades típicas do dia-a-dia.




A partir de então, desenvolve-se um impedimento social para os afetados, que tolhe o desempenho de seus papéis sociais normais. Acredita-se, segundo o IBGE, que existam aproximadamente 14% de deficientes no Brasil, ou seja, uma média altíssima para poucas ações efetivas no que se refere à inclusão desses indivíduos. Com políticas públicas sérias, com a Capacitação dos professores da rede estadual e municipal, podemos começar nas aulas de educação física a pensar na inclusão.
Quando assistimos aos programas de televisão e somos informados das ações do governo federal para incentivar mais um atleta olímpico, esquecemos que o esporte popular, que também pressupõe a inclusão, não pode ser esquecido. Esquecemos também que esporte de rendimento é televisivo e trás consigo muita propaganda. No esporte popular, ao contrário, é só investimento. Apesar disso, o número de participantes é significativamente maior.

Não sou contra o esporte de rendimento, aquele que só visa a resultados, mas sou um entusiasta da massificação dos esportes, embutidas aí as vantagens da inclusão que o esporte oferece. Não só na preparação das paraolimpíadas mas, principalmente, na participação de toda a comunidade. Da criança ao idoso, do atleta ao deficiente. Todo mundo se exercitando, buscando saúde e integração. Do contrário, continuaremos sendo objeto de propaganda política. Se essa realidade não mudar, qualquer dia vão criar mais um referendo para saber se somos contra ou a favor do deficiente na sociedade.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Intoxicação por água na prática de esportes. É possível?

Intoxicação por água na prática de esportes. É possível?
Por incrível que pareça, a resposta é sim. E essa intoxicação é tão ou mais séria que a desidratação. Quando um corredor de maratona, por exemplo, que conclui o percurso em mais ou menos 3 1/2 horas, ingere uma quantidade igual ou superior a 1 litro de água por hora, corre o risco de sofrer essa intoxicação por água. Isso recebe o nome de Hiponatremia, que vem a ser a diminuição da concentração de sódio em nossa corrente sanguínea.

O excesso de água ingerido torna o sódio mais diluído na corrente sanguínea, fazendo com que uma quantidade maior de água entre dentro de nossas células, ocorrendo aí um inchaço das mesmas. Esse excesso é muito perigoso, podendo ocasionar edemas cerebrais ou pulmonares.

Quando se percebe que um atleta está com hiponatremia? Quando ele começa a apresentar falta de consciência, confusão mental, vômito e inchaço nas pernas e punhos. Um dos grandes problemas é que esses sintomas são muito parecidos com os da desidratação, fazendo com que o atleta ingira mais água e complique ainda mais o quadro da hiponatremia.

Por ser um assunto pouco comentado, podemos achar que quase não ocorrem casos desse mal, mas na Comrades Marathon, na África do Sul, em 1987, foram registrados 24 casos de hiponatremia. Nos Estados Unidos já ocorreram pelo menos duas mortes em maratonistas por esse motivo, e no Iron Man da Nova Zelândia, em 1997, foram diagnosticados 14 casos.
Não adianta achar que se você ingerir mais sódio estará resolvendo o problema. Perdemos, por hora, cerca de 2 gramas de sódio pelo suor. Normalmente nossa ingestão é de 8 gramas diárias, ou seja, mais do que o suficiente para corrermos uma maratona sem riscos.

Você deve estar se sentindo em uma "sinuca de bico". Beber ou não beber água? Claro que sim. O que precisamos fazer é evitar o excesso de água durante uma prova. O recomendado é ingerir de 500 a 800ml de água por hora durante o exercício. Dessa maneira nem a desidratação nem a hiponatremia vão conseguir estragar sua competição.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Exercícios com peso: força para reabilitar

Exercícios com peso: força para reabilitar
Enganam-se aqueles que imaginam que os exercícios com peso servem apenas para aumentar a massa muscular. Distantes tempos que os "ferreiros" eram classificados como desocupados. Hoje, quando bem aproveitados, os pesos são referência.

Esses exercícios são iguais ao bombril: têm mil e uma utilidades. Não se podia utilizar exercícios com peso com crianças (coitadinhas!), na mesma época nem se imaginava empregá-los na terceira idade (quem é terceira idade?). E hoje, quando bem empregados, todos aproveitam os benefícios dos exercícios com força.




Isso vale também para as pessoas que se penduram em barras, aquelas em que se executam agachamentos usando apenas a resistência do próprio corpo ou se eleva todo o peso do corpo apenas com a força dos braços. O primeiro homem a fazer exercícios com peso, certamente, foi um pré-histórico, daqueles "monstros" (daí o apelido para os homens muito fortes, ou feios), quando foi obrigado a deslocar uma grande pedra e, por isso, recebeu um elogio para tamanha façanha.
Essa estória é tão verdadeira, como afirmar que exercícios gerais podem acarretar problemas de saúde. Como o título do texto é reabilitar, aproveitamos o mesmo assunto.

O objetivo do reforço muscular na reabilitação (e na prevenção) é conseguir restaurar a função neuromuscular perdida nas lesões do esporte praticado.

Os modernos conceitos de treinamento muscular força, velocidade, endurance, resistência, coordenação e força explosiva também podem ajudar, e muito, na reabilitação, utilizando-se instrumentos e modalidades de treinamento diversificadas. É importante, quando a reabilitação é bem feita, empregar distintos modos de contração, conhecer as cadeias cinéticas utilizadas, os ângulos articulares, assim como o objetivo neuromuscular planejado em cada caso.

Como conselho não se vende, nem sedentário morre por esforço, vale a pena pensar, se você ainda não começou, a preparar seus músculos para uma vida mais sadia, "fazendo força". Mas procure sempre um especialista.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Importância da saúde e esportes para expectativa de vida

Importância da saúde e esportes para expectativa de vida
"O organismo comporta inúmeras possibilidades de doença para uma única de saúde".
Nosso maior poeta, Carlos Drummond de Andrade, é o autor dessa pérola. O Brasil é a sexta maior população de idosos do mundo: estamos próximos dos 32 milhões de sexagenários. Para se ter uma noção do perigo, ou melhor, da necessidade de se melhorar a qualidade de vida, em 2040 a expectativa de vida do brasileiro, segundo dados da UNESCO, será de cem anos, isso mesmo, cem, 100.

A transição da era industrial para a era da informação (a era do conhecimento) está sendo difícil de se assimilar. Somam-se a isso dificuldades financeiras, insegurança, novos padrões de comportamento, solidão e anonimato. São os principais determinantes para a nossa qualidade de vida piorar. Esses hábitos são construídos diariamente, levando-se em consideração as atitudes tomadas.

A medicina comportamental, um conceito médico que visa a estimular as pessoas a cuidar de seu próprio comportamento e a se conduzir de maneira mais saudável é um aliado importante nestas nossas indecisões de ser ou não ser. Os especialistas afirmam que ninguém pode fazer o essencial para a pessoa, a não ser ela própria. Quando se percebe que algo nessa "trilha menos percorrida" está atrapalhando o autoconhecimento e autoestima, o sinal vermelho dever ser acionado para que doenças e auto-agressões não apareçam.
Quando não percebemos essas inclinações de um sofrimento agudo, tendemos a fragilizar nossa vontade de acordar. O peso do dia talvez seja uma boa dica para iniciarmos radicais mudanças em nosso comportamento do dia-a-dia. Não necessitamos esperar esses sinais para começar as mudanças em nosso comportamento.

As alternativas mais inteligentes: exercitar-se regularmente, uma alimentação mais leve, buscar um lazer na semana que dê muito prazer, olhar-se no espelho e sentir-se bonito. Nunca é demais repetir que, quando compramos um plano de saúde estamos executando um planejamento financeiro e não um planejamento de saúde.


terça-feira, 18 de agosto de 2015

As fibras musculares (quem é você?)

As fibras musculares (quem é você?)
O corpo humano é um complexo de órgãos e aparelhos que, se funcionarem corretamente, a máquina só tende a render muito. Caso contrário, o indivíduo se toma escravo do sedentarismo. Além disso, quando falamos em esporte de resultado, não podemos esquecer que o entendimento dessa máquina ainda é mais detalhado e complexo. Os grandes atletas já estudados e observados sabem como são compostas suas fibras musculares. Basicamente, o ser humano reage muito bem ao estímulo de um tipo de fibra muscular. Elas, as fibras, são divididas em fibras tipo 1 ou de contração lenta, fibras tipo II ou de contração rápida e tipo II b, também de contração rápida.




O primeiro é típico dos atletas de resistência, os maratonistas, ciclistas de estrada, atletas que praticam esportes de longa duração. O segundo tipo já é mais recomendado para os indivíduos que necessitam da velocidade como da resistência. Encontramos isso muito em esportes coletivos, quando observamos um atleta dando um pique curto para alcançar a bola ou mesmo quando observamos o mesmo atleta em permanente movimento, mesmo estando em baixa intensidade. O último tipo ou fibras IIb é específico dos atletas que necessitam de apenas alguns segundos para alcançar o máximo resultado. São os saltadores, os arremessadores, a ginástica artística, enfim, todos aqueles que são muito explosivos.
Esporte de resultado também envolve isso, estar em perfeita comunhão com o tipo de fibra correspondente. As cores predominantes destas fibras também são diferentes. As de resistência são mais avermelhadas, devido à quantidade de oxigênio; as de velocidade são mais esbranquiçadas, pela natureza de transportar pouco oxigênio. Geneticamente somos determinados para usar melhor um o outro tipo de fibra, somos agraciados quando escolhemos um esporte e somos geneticamente apropriados para executar o que a fibra deseja.

Essa combinação de fatores, somada a treinamento e emoção, determinam o resultado planejado. Transportando isso para o campo do futebol, observamos por que o Ronaldo Fenômeno quase sempre não se mexe, mas, quando resolve dar um pique para alcançar a bola, dificilmente alguém o alcança. Isso é específico de seu tipo de fibras musculares.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Exercícios experimente você também

Exercícios experimente você também
Antiginástica: No final da década de 70 e início dos anos 80, uma estudiosa francesa, Therése Bertherat, lançou o livro "O Corpo tem suas Razões: antiginástica e consciência de si". Ela revelava ao mundo, sem se aprofundar em nenhuma técnica milagrosa, a necessidade de se descobrir "o nosso corpo. É como uma casa nova, temos a chave e não sabemos como entrar". O método logo foi incorporado pelas pessoas que estavam garimpando um jeito menos agressivo de trabalhar o corpo. O princípio da antiginástica incorpora técnicas de relaxamento, exercícios respiratórios, alongamento e massagens.

Se você ainda está em dúvida, confira esta técnica.

Tai Chi Chuan: Em algum lugar você já viu pessoas movimentando-se como se estivessem imitando algum animal, ou mesmo a natureza os ventos, a água, as nuvens. O Tai Chi foi criado pelo sacerdote taoísta Chang San Feng, no séc. XIII. O principal objetivo desse método e filosofia de vida é desenvolver o Chi, a energia vital do corpo. Para se alcançar essa energia, é preciso eliminar as tensões, para que o Chi circule harmoniosamente. Por isso que os exercícios são realizados, quase sempre, em círculos. Os orientais dizem que o Tai Chi Chuan obtém a flexibilidade de uma criança, a saúde de um lenhador e a paz de espírito de um sábio.
Yoga ou Ioga: Em sânscrito ioga significa juntar, unir. Em seu aspecto mais amplo, ioga é a união do homem com a sua origem criadora através da auto-realização.
O ioga se divide em seis grandes ramos: carma ioga (ioga da ação), jnana (do conhecimento), bhakti (da devoção), raja (do controle da mente), tantra (do sexo) e hatha (do corpo). Esta última modalidade se subdividiu em centenas de outros tipos, especialmente no Ocidente, onde foi adaptada, simplificada e misturada a disciplinas alheias a ela.
Para praticar ioga não precisa ser vegetariano nem seguir o celibato absoluto, basta encontrar uma boa escola.




Relaxamento: Para relaxar ou, praticar o relaxamento, não é preciso muito, é preciso querer. Quando um grupo de músculos está tensionado, depois de uma contração, toxinas são produzidas e depositadas na corrente sangüínea, dificultando o fluxo de sangue. As conseqüências das tensões diárias são conhecidas, as crônicas são preocupantes. Algumas dicas são necessárias: o estado de relaxamento pode ser obtido através de massagem, por indução ou por autoindução.

Deitar de barriga para cima (decúbito dorsal), num ambiente tranqüilo, fechar os olhos e "esvaziar" a cabeça. Uma música calmante é uma boa companheira. O melhor dessa experiência é  que é barato e não precisa sair de casa. Experimente.




domingo, 16 de agosto de 2015

Exercícios, sim, mas com regularidade

Exercícios, sim, mas com regularidade
Você já deve ter ouvido falar de algum "atleta" que morreu durante a prática do tênis, futebol ou outro esporte qualquer. Em menos de dois anos, 71 americanos, com média de idade de 52 anos, morreram enquanto praticavam esportes em academias. O que esse grupo de "atletas" tinha em comum era a falta de regularidade. A grande maioria deles se exercitava de uma a duas vezes por semana.

O fisiologista norte-americano Barry A.Franklin realizou o estudo mais amplo do gênero com 2.912 freqüentadores de academias e diz que "o relativo risco de atividade física de moderada a vigorosa é mais alta entre os freqüentadores não assíduos dos programas de condicionamento". O risco de morte é relativamente baixo, uma por 50.000 praticantes, mas isso já comprova a necessidade de uma avaliação cardiológica antes de se começar a treinar, principalmente os sedentários.

Os cardiologistas dizem que é de vital importância um exame médico antes do início de um programa de exercícios - a partir dos 45 anos para as mulheres e dos 50 anos para os homens. Isso porque o exercício físico intenso pode precipitar eventos cardiovasculares agudos, principalmente em pessoas que já sofram de alguma doença coronária oculta, isto é, nem imaginam que possuem algum problema cardiológico. E o mais importante: depois de iniciado esse programa de atividade física, é adequar a intensidade do exercício à freqüência.
Se você é um daqueles "atletas de final de semana", (atenção aí praticantes da famosa peladinha), procure se exercitar pelo menos três vezes na semana. E, se você anda meio triste e desanimado, aí vai mais um motivo para se mexer. Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine diz que exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, futebol, ciclismo) podem produzir melhorias no estado de espírito de pacientes com distúrbios depressivos graves. Em pouco tempo, a prática regular de atividade física pode alegrar sua vida, espantar o mau humor e o desânimo, além de melhorar sua saúde.
Mexa-se.

Como ter mais disposição no dia a dia

Como ter mais disposição no dia a dia



   

Adriana Ribas Dicas para ter mais disposição no dia a dia   Acredito que os hábitos do dia a dia influenciam diretamente para nossa disposição, para melhorar ou piorar. E sem dúvidas os hábitos saudáveis sempre interferem positivamente para dar mais energia para enfrentar um dia de trabalho e as demais atividades do dia com mais disposição. Vou citar algumas dicas básicas que hoje faz parte da minha rotina e sem dúvida me ajuda muito nesse quesito.   Dormir bem O sono está diretamente relacionado a energia, aprendizado, secreção e liberação de hormônios, ganhar massa muscular, emagrecer, enfim, dormir bem é fundamental. O tempo para uma boa noite de sono vai depender de cada organismo e estilo de vida, em geral, de 7 a 8 horas é considerado adequado. Então para que minha noite de sono seja restauradora e no dia seguinte eu esteja bem disposta, costumo seguir algumas regrinhas: - Procuro não dormir muito tarde quando tenho que acordar cedo no dia seguinte, pois menos de 6 horas de sono por dia me deixa “quebrada” no dia seguinte. Para isso, evito computador, tv ou celular na hora de dormir, isso exita a mente e nos deixa entretido por horas sem perceber. - Evito cafeína depois da 17:00h, assim como chá verde ou café a noite. Procuro tomar chás mais relaxantes antes de dormir, como camomila e erva cidreira. - Procuro panejar meu dia, assim já acordo com tarefas a fazer e isso evita ficar deitada por muito tempo depois de acordar, o que acaba deixando o corpo mais preguiçoso. - Portando a melhor dica é, não dormir demais para ficar preguiçoso e nem de menos para ficar cansado. Café da manhã Começar o dia com um café da manhã saudável e nutritivo, é fundamental para que o começo do dia seja produtivo. Costumo tomar em jejum um suco verde, feito com couve, maçã, gengibre, hortelã e um pouquinho de água, depois de alguns minutos, cereais com frutas ou um mingau de aveia com castanhas e banana que eu adoro. Pronto, energia garantida. Alimentação saudável Grande responsável por minha disposição diária, o dia que saiu da linha e me alimento mal, sinto o quanto faz bem uma alimentação saudável. Por isso costumo comer de 3 em 3 horas, assim, não chego com tanta fome na próxima refeição e evito ficar fraca por falta de alimento,sendo assim, estou sempre forte para manter minha rotina diária. Por isso, na bolsa tenho sempre uma banana e castanha do pará  ou nozes. Evito açúcar, derivados de farinha de branca, não tomo refrigerante e  não como fritura, mas tenho meus deslizes em eventos e meu ponto fraco, são os doces. Mas no dia a dia tento ser mais regradinha. Alimentação pré e pós treino é sempre completa: carboidrato integral, gordura boa e fonte de proteína o que faz muita diferença para que o treino seja eficiente. Hidratação   Esse é um hábito que hoje para mim é natural, bebo bastante água, mas nem sempre foi assim. Minha dica para adquirir esse hábito, é levar uma garrafinha de água onde você estiver, no carro, na bolsa, do lado da cama, no trabalho e onde mais você estiver. Estar sempre hidrato também ajuda a ter mais energia, afinal, para estar saudável e cheio de disposição, depende de um conjunto de hábitos. Atividade física Os benefícios da atividade física vão muito além de um corpo bonito, a atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, e claro melhora e muito a disposição. É o hormônio do prazer.  
Melhora a memória, o bom humor, aumenta a resistência, aumenta a disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, tem efeito antienvelhecimento e melhora a concentração. Ajuda também nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal.
Sempre reservo uma hora do meu dia para treinar de segunda a sábado, estudos vêm provando que falta de tempo é mais uma desculpa para o sedentarismo. Se não consegue 1 hora, reserve 30 minutos, e para quem pensa que 30 minutos não resolve nada, tenho uma boa noticia, resolve sim. Treinar 30 minutos com alta intensidade é mais eficaz se comparado ao treinamento de média ou baixa intensidade por 1 hora. Consulte um preparador físico sobre o treinamento HIIT. No meu blog tem mais informações.
Hobby
Ter um hobby também faz bem para a mente e o corpo, como já diz a expressão “mente sã e corpo são”. Fazer o que nos da prazer faz muito bem, ajuda a relaxar, e  se não estamos estressados estaremos mais dispostos, um coisa puxa a outra.
Eu gosto de jogar tênis, ir ao cinema, ler um livro e tirar um dia na semana para sair com amigos.
Desejo a todos hábitos saudáveis para que tenham dias produtivos com muita disposição! E contem comigo com as dicas saudáveis!
 



    Dicas para ter mais disposição no dia a dia   Acredito que os hábitos do dia a dia influenciam diretamente para nossa disposição, para melhorar ou piorar. E sem dúvidas os hábitos saudáveis sempre interferem positivamente para dar mais energia para enfrentar um dia de trabalho e as demais atividades […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Atividade Física
Autor: drisaudavel

sábado, 15 de agosto de 2015

O esporte e a inclusão

O esporte e a inclusão
O movimento e a atividade física (correr, saltar, arremessar etc.) são inerentes ao aparecimento do homem na terra, contudo, a atividade física como esporte competitivo para deficientes é mais recente. O grande responsável por essa alteração é Sir Ludwig Guttmann, um médico inglês, apaixonado pelo esporte, que transformou as atividades físicas, passando do lazer a uma visão mais integradora e terapêutica, o que acabou por transformar as atividades físicas.




Guttmann trabalhava com indivíduos com lesão espinhal, no hospital Stoke Mandeville, em Ayslesbury (Reino Unido), e em 1948 sugeriu que se realizassem os jogos dos deficientes simultaneamente com os Jogos Olímpicos de Verão na Inglaterra. Dessa forma, no dia 28 de fevereiro de 1948, celebraram-se os primeiros Jogos Nacionais de Stoke Mandeville. Já em 1952, os jogos se tornaram internacionais, com a participação da Holanda. No ano de 1960, em Roma, os jogos dos excepcionais começaram a coincidir com a Olimpíada tradicional, já contando com a participação de quatrocentos atletas. O termo paraolímpico (paraplegia e olímpico) foi utilizado pela primeira vez em 1964, na Olimpíada de Tóquio. Os ideais paraolímpicos estão baseados nos próprios ideais olímpicos.
Hoje em dia, os participantes desses jogos utilizam-se das mesmas instalações esportivas que os atletas considerados normais. Barcelona, em 1992, sabendo das necessidades desses atletas especiais, organizou uma Paraolimpíada modelo, até hoje uma referência.

Em seguida, tivemos o Encontro de Salamanca, Espanha, em 1994, que foi um marco para a Educação para Todos. A partir dessa data, todas as escolas deveriam preparar-se para atender a todos, inclusive os deficientes. Seja bem-vinda a inclusão.
Um texto como o este que escrevo, num caderno de esportes, sem falar de futebol, também é inclusão. Vivam as diferenças.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O esporte, terceira idade e alimentação

O esporte, terceira idade e alimentação

Demorou muitos anos para a atividade física fazer parte da vida dos idosos, e, hoje, a realidade é outra. Há um número cada vez maior de pessoas acima dos 65 anos se exercitando de várias maneiras, seja caminhando, nadando, correndo ou até mesmo dançando. A prática da musculação é comprovadamente um ótimo benefício a essa faixa etária. Hoje em dia sabe-se o quão importante é o fortalecimento muscular nessa fase da vida. Vale a pena lembrar que, após os 30 anos, perdemos a cada década 15% de massa muscular e 10% de massa óssea. Só isso justifica a importância do exercício físico.

Seja qual for o exercício realizado, não podemos esquecer de alguns cuidados que merecem atenção especial dos idosos. À medida que envelhecemos, as necessidades energéticas do corpo diminuem, mas ao mesmo tempo cresce a demanda por alguns nutrientes. Os idosos em geral fazem parte do grupo com a maior carência nutricional, em conseqüência da diminuição do paladar, do olfato e, conseqüentemente, do apetite. Some-se a isso o isolamento social, a desinformação sobre uma boa nutrição, a limitação física. Compram-se e preparam-se alimentos inadequadamente, ou seja, há um resultado negativo.

Nosso organismo, com a idade, torna-se cada vez menos eficiente na absorção de certos nutrientes, o suficiente para ficarmos atentos às necessidades nutricionais. O idoso necessita de quantidades extras de alguns nutrientes, tais como o cálcio, que previne a osteoporose, a vitamina D que auxilia na absorção do cálcio, fibras para prevenir prisão de ventre, tão comum nessa faixa etária, vitamina B12 para formação das células vermelhas do sangue e o zinco para combater a baixa imunidade.

A prática da atividade física, além de melhorar a condição cardiorrespiratória e a força muscular, vai influenciar positivamente na melhora do humor, convívio social e aumento do apetite. Exercício é sinônimo de saúde em qualquer idade. Vale a pena deixar o chinelo e o pijamão de lado e se mexer!!!

Algumas dicas
-     Procure não se alimentar sozinho, chame os amigos
e vizinhos.
-     Escolha alimentos coloridos e use ervas para melhorar
o sabor.
-     Alimente-se em horários regulares.
-     Ouça suas músicas preferidas durante as refeições.
-     Procure manter a alegria e o bom humor.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O esporte no século XXI

O esporte no século XXI
Sempre perguntam a minha opinião sobre o esporte nos dias de hoje e, quase sempre, respondo a mesma coisa: vivo disso. Acho que consigo analisar o esporte depois de um longo trajeto. De ex-atleta, passando à técnico e atualmente como professor. Assim mesmo posso me arriscar a escrever sobre a minha opinião. Não custa revisar. Como em qualquer discussão científica, o esporte também é analisado em paradigmas, segundo as referências de Thomas Kuhn.

Depois do renascimento dos Jogos Olímpicos, pelo barão Pierre de Coubertin, o esporte moderno nasce segundo as concepções pedagógicas do inglês Thomas Arnold, com um paradigma de rendimento. Depois disso deslumbra-se o esporte como participação e formação, não se esquecendo que é lógico do rendimento. Mas foi nos jogos Olímpicos de Berlim que a visão romântica do esporte começou a naufragar. Hitler usou o esporte para mostrar ao mundo da superioridade da raça ariana, mas, felizmente o negro americano Jesse Owens suspendeu o impulso predador de Hitler.

Em 1952, Helsinki, a União Soviética ingressa nos jogos, a guerra fria no esporte torna-se muito quente e assistimos desde então a batalha entre o capitalismo e socialismo. "A ética esportiva, construída nos tempos da prevalência do ideário olímpico, pelo associacionismo de Arnold e do fair play do olimpismo, começa a perder nos seus confrontos, dando lugar a um chauvinismo pela vitória, isto é, a vitória a qualquer custo" (Gomes Tubino).

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dona Ana e a vila

Dona Ana e a vila
Lembrar do Clube Atlético Ferroviário é lembrar do Durival Britto, a Vila Capanema, o estádio em que trabalhava o capitão. Muitas gerações do Ferroviário conheceram o militar reformado que, além do trabalho diário na administração dos contratos dos jogadores, era pai de um jogador. Este, recém - contratado, e que gostava de matar aulas do Grupo Escolar Conselheiro Zacarias para se divertir no infantil do Coxa. Ficava mais fácil controlar o rebento se estivesse jogando no próprio clube que trabalhava.




Assim fez o capitão Barcímio Baptista Lins Sicupira, que trouxe o filho Barciminho, mais tarde conhecido como Sicupira, para jogar no juvenil do Ferroviário. Foram alguns anos de Vila antes de se transferir para o timaço do Botafogo do Rio. Grudada num radinho de pilha de marca Philco Tropic, todos os finais de semana uma torcedora especial, que não podia assistir aos jogos no campo, porque na época as mulheres eram proibidas pelos maridos, dona Ana, tinha dupla missão. Ela sofria como poucos, torcendo pelo filhinho, aquele menino que ainda podia dar certo na vida e, pelo emprego do marido. A torcida, obviamente, era pelos dois da Vila, o marido capitão e o filhinho promessa.
Muitos anos se passaram, mas Ana Ribeiro Sicupira, até hoje sente saudades daquela época. Tinha certeza que, em qualquer campo que Sicupira jogasse, seria consagrado. A mesma certeza tinha, pelo esforço e competência demonstrados pelo marido, que os títulos eram questão de tempo. Tudo aconteceu, menos a presença de dona Ana no estádio. Hoje com 98 anos, com uma memória de elefante, gostaria de pelo menos uma chance de ver de perto, até porque ainda não precisou de óculos, de saborear dos prazeres de assistir a um jogo de futebol na vila Capanema, de corpo e alma presentes.

Lógico que não quer ser homenageada, quer apenas relembrar dos anos dourados que passou ao lado do seu radinho, um velho companheiro de lazer. Hoje não é dia das mães, a vila já foi reinaugurada, mas o esporte também se faz como gente como dona Ana Sicupira, atrás dos bastidores, acreditando e incentivando as promessas do nosso esporte. Elas, as mães, nunca são lembradas nas grandes comemorações do esporte. Dona Ana, sim, fez parte do sucesso da Vila. Parabéns.

Chia

Chia



     

  Chia, Seja em grãos, farinha ou flocos, ela está sempre presente na minha rotina alimentar. Entre os principais componentes está o ômega 3 – em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque… Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento · Dá saciedade: “suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores”. · Combate inflamação: “a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite”. · Desintoxica: “a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes”.
Outros benefícios Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições. Fonte: mdemulher.abril.com.br


        Chia, Seja em grãos, farinha ou flocos, ela está sempre presente na minha rotina alimentar. Entre os principais componentes está o ômega 3 – em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Ajuda a perder peso porque… Segundo a nutricionista Flávia […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Alimentação
Autor: drisaudavel

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Compre Dualette e concorra a prêmios :)

Compre Dualette e concorra a prêmios :)

Pessoal, Não tem coisa melhor do que comprar um produto de altíssima qualidade e ainda concorrer a prêmios incríveis, né? Imaginem então, se o prêmio for um carro Mitsubishi ASX e peças com  cristais de Swarovski®?

Pois bem, a linha de produtos Dualette está com esta promoção incrível na compra de qualquer produto da marca

Sobre a Promoção

Para participar desta superpromoção basta comprar e cadastrar o código de barras no site:  bit.ly/PromoDualette e concorrer a um carro de alto padrão! Além disso, você pode encontrar uma das 1.000 peças com cristais Swarovski® que estão escondidas nas embalagens promocionais. E por falar nisso, nós encontramos uma das peças! Olha só:

Olhem que FOFOS esses brincos Swarovski®:





Importante mencionar que todos os produtos Dualette participam da promoção: Papel Higiênico Dualette Premium Folha Tripla 4 e 12 Rolos (20 m), Papel Higiênico Dualette Ultra Folha Dupla 4, 12, 16 e 24 e 32 Rolos (30 m), Papel Higiênico Dualette Decorado Folha Dupla 4 Rolos (30 m) e Papel Higiênico Dualette Ultra Folha Dupla 4 e 8 Rolos (50 m). A promoção é válida até 31.8.2015 e o sorteio será dia 19.9.2015.

Quem aí conhece Dualette?

Eles têm os melhores papéis higiênicos que já usei! São lisinhos e absorvem bem, pois são fabricados com 100% de fibras naturais e extrato de seda. A marca tem três tipos de papéis. Vou detalhar cada um deles aqui, para facilitar quando forem ao supermercado. Olha só: Dualette Premium Folha Tripla O papel higiênico Dualette Premium folha tripla é DE-MAIS: ele é supermacio! Dá pra sentir na hora de usar, sabe? E tem uma coisa bem bacana também: tecnologia controle de odor, ou seja, o próprio papel suaviza o cheiro do cestinho de lixo. Achei ótimo e superrecomendo testarem, pois faz toda a diferença! Dualette Ultra Folha Dupla O papel higiênico Dualette Ultra folha dupla é ótimo também para o dia a dia. Ele tem uma superabsorção e é bem suave. Dualette DUO Folha Dupla O papel higiênico Dualette DUO é o mais diferente de todos, e na minha opinião: O MELHOR. Sabe aquele buraquinho no meio do papel higiênico onde tem um tubinho de papelão? Esse papel não tem esse tubo, no lugar tem outro rolo (mini) de papel higiênico. O bom é que você fica com um minirrolinho pra levar na bolsa, deixar no carro, colocar na mochila das crianças etc. Achei a ideia sensacional, afinal de contas, é sempre bom ter um rolinho de papel na bolsa, né mulherada?! Toalhas de papel Folha Dupla e Tripla Assim como os papeis higiênicos, já experimentamos também as toalhas de papel da marca e podemos dizer que realmente absorvem mais. A fritura fica sequinha e bem crocante! Para quem usa muito, como a gente rsrs, a melhor pedida é o pacote MaxiRolo com folha tripla. Guardanapos Dualette Suaves e muito práticos. Aqui em casa não falta. Os dois tamanhos da marca participam da promoção, o pequeno e o grande, ambos com folha simples. Lenços Softy’s Dá uma olhada na sua bolsa, eu tenho certeza que você tem algum lencinho da marca, principalmente os de bolso, acertei? Também são práticos para o dia a dia e nos auxiliam em tudo quando estamos fora de casa. Nós usamos também os lenços umedecidos da marca, ótimos para retirar a maquiagem e limpar a pele. Já o de caixa, também auxilia na hora da maquiagem e não sai do nosso banheiro. Ah, e claro, quando a gripe chega ele fica sempre à mão seja na mesa do escritório ou na bolsa. Agora bora comprar as linhas de produtos Dualette pra concorrer a prêmios incríveis! Afinal, você é o máximo! Beijos,
Esta postagem foi um oferecimento da Dualette. Você também pode gostar de:SORTEIO no Enfim Casada!Algumas dicas para fazer com maridos e namorados!!!Frango ao Molho de Mel e Mostarda
Pessoal, Não tem coisa melhor do que comprar um produto de altíssima qualidade e ainda concorrer a prêmios incríveis, né? Imaginem então, se o prêmio for um carro Mitsubishi ASX e peças com  cristais de Swarovski®? Pois bem, a linha de produtos Dualette está com esta promoção incrível na compra de qualquer produto da marca […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Enfim Casada
Autor: Enfim Casada

8 de março - As mulheres no esporte.

8 de março - As mulheres no esporte.
Sei que estou atrasado para saudar as mulheres no seu dia internacional, mas isso não significa que as esqueci. Como esquecer das mulheres? Como diz o Martinho, já tive mulheres de todas as idades, com algumas até certo tempo fiquei. E o esporte representa bem como a mulher evoluiu, em todos os sentidos. Da sua natureza frágil às superações de recordes, da sua beleza física ao encantamento das torcidas.

Foram muitos anos sem poder competir e mostrar suas qualidades físicas. Eram apenas espectadoras dos homens. E isso é tão evidente que basta acompanhar os últimos resultados em Olimpíadas para percebermos o quanto elas estão se aproximando dos homens. Lógico que essa aproximação sempre está acompanhada do charme que tanto nos atrai. Assistir a uma mulher se exercitando é escutar uma bela sinfonia. Mas o que preocupa nas evidências epidemiológicas ainda são as doenças freqüentes em mulheres sedentárias...

A mulher sedentária corre um risco quase duas vezes maior de desenvolver doença cardíaca que a mulher ativa. Outra doença típica das sedentárias, relacionada à pós-menopausa, é a osteoporose. Essa condição produz perda de massa óssea à medida que o esqueleto em processo de envelhecimento se desmineraliza e se torna poroso. A massa óssea pode sofrer uma redução de 30 % a 50% nas pessoas com mais de 60 anos de idade. Por isso vemos uma grande quantidade de mulheres fraturando ossos do corpo ou mesmo perdendo o equilíbrio freqüentemente, quase sempre desabando.
Sem essa sustentação razoável, o corpo perde a sua estabilidade, por isso está mais suscetível a fazer fraturas ou outros problemas ósseos. Os ossos precisam estar diariamente em contato com o chão para haver um desgaste fisiológico, seguido de uma reposição. Este processo acontece com todos os indivíduos saudáveis. Quando a perda é mais intensa que a reposição, aí temos um processo patológico que pode levar a perdas significativas.

O exercício regular com sustentação do peso corporal e o exercício de resistência não retardam apenas a perda óssea, mas, com freqüência, fazem aumentar a massa óssea em mulheres. Pode também reforçar a terapia de reposição hormonal, aumentando a densidade mineral óssea. Por isso, mulheres, que vocês não sejam apenas lembradas um dia ao ano e sim o ano todo. E mexam-se. O imprescindível ainda continua sendo o exercício físico.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O doping

O doping
Entramos na era de não sabermos mais o que é doping. Sou da geração de atletas que usavam guaraná em pó com café para ficarmos mais "elétricos", achando que aquilo gerava mais resistência. Também presenciei  vários halterofilistas comendo 4 quilos de carne ao dia, acreditando que o excesso de proteína renderia mais força. Lembro também de amigos esportistas fazendo uso de plásticos colados no corpo, durante as atividades físicas, para aumentar a quantidade de suor e reduzir o peso.

O engraçado é que não faz tanto tempo assim. Hoje já estamos debatendo cientificamente o que se configurará como doping ou, melhor, o que será proibido manipular fisiologicamente. Explico: os primeiros testes anti-doping da era moderna eram realizados somente com a urina do atleta. Atualmente usamos a urina e o sangue para apanhar os infratores. Como faremos agora para reconhecer as alterações genéticas? Para ficarmos apenas em um exemplo, recentemente apareceu uma família que apresentava um erro metabólico, e seus membros nasciam sem a miostatina, um elemento muscular que regula o hipertrofia muscular, não facilita o aumento da massa muscular. Essas pessoas já nasciam "musculosas".

Parece bobagem, mas os laboratórios internacionais já estão trabalhando para formular remédios para facilitar a diminuição da miostatina nos músculos dos humanos. Isso vai beneficiar pessoas que apresentam doenças osteo-musculares. E não tenham dúvidas que será usado também em beneficio do esporte.
Como detectar isso futuramente? Será doping? Não sei como serão feitos os próximos exames para averiguar esse "erro" fisiológico, mas, certamente, a biópsia será, até esse momento, a resposta mais correta.

Aí surge outra pergunta: os atletas vão permitir essa iniciativa invasiva? A discussão além de técnica se torna filosófica. Outros elementos serão analisados antes de surgirem as respostas definitivas. Não faz muito tempo, a creatina era o produto mais usado pelos atletas para aumentar o rendimento; hoje já não faz tanto alarde assim, assim como os produtos proibidos nesta Olimpíada (texto escrito em 2004), serão detectados apenas no futuro.

domingo, 9 de agosto de 2015

O milagre da serendipidade

O milagre da serendipidade
O que é essa tal de serendipidade?
Em um dos relatos de Carl Jung, "A sincronicidade", tem-se o caso de uma paciente que, em uma das sessões, relata o desejo de um escaravelho dourado (jóia muito cara). A sincronicidade é tal que, no momento da consulta, Jung escuta um barulho na sua janela e, curioso como um detetive, percebe que o barulho é de um escaravelho comum (besouro). Lógico que essa coincidência, hoje em dia, é conhecida como uma das linhas de pesquisa da psicologia. É conhecida como o "sonho de escaravelho".




Essas descobertas de alguns prazeres da vida, ou melhor, esse dom de encontrar coisas valiosas, não é nada paranormal. É oferecido quando estamos dispostos a encontrá-las. Para que isso aconteça é preciso estarmos com os canais de comunicação abertos, dispostos a descobrir algo novo.

A lógica principal disso é que a graça, manifestada em parte pelas "coisas valiosas ou agradáveis que não foram procuradas", a tal serendipidade, está disponível para todos, mas alguns a utilizam e outros, não. Nem sempre isso é fácil, muitas vezes acontece por um acaso. Pode acontecer em alguns momentos de depressão, em estado de tristeza ou mesmo de estresse.
Esse "algo diferente" pode aparecer durante a prática de alguma atividade física. Fisiologicamente isso tem explicação. Chamamos de "stady state", o segundo fôlego. É o momento do equilíbrio de energia. Uma outra sensação de prazer depois de descobrir o exercício é quando se inicia a produção e liberação de endorfinas, aquele instante em que nos sentimos anestesiados pelo prazer do esporte.

Por último, somos contemplados com uma sensação de dever cumprido, de vitória, quando terminamos nossa hora de exercício. Aí, sim, um banho e uma cerveja gelada contemplam a alegria de viver, que nem Jung explicaria.

Como comprar roupas de esqui

Como comprar roupas de esqui





  Este post é dedicado para aqueles que pretendem viajar para praticar esportes de inverno como esqui ou snowboard. Para quem vai pela primeira vez, surgem várias dúvidas, então para tentar ajudar vou dar algumas dicas. No complexo turístico você vai encontrar instrutor, que é essencial nos primeiros dias, local para alugar roupas e acessórios. Como qualquer esporte, você vai precisar se dedicar dois, três ou mais dias para aprender, vai depender da agilidade de cada um. Depois que pegar o jeitinho, você não vai quer parar mais e certeza irá voltar outras vezes, por isso acho que vale apena investir em uma boa roupa de esqui, pois você terá a sua por muitas viagens sem se preocupar com aluguel, até porque as roupas de aluguel, são bastante usadas e você não tem a garantia de qualidade. Ah, eles só alugam a roupa impermeável (ultima camada), então a segunda pele e fleece você terá que comprar. Para quem está iniciando o esporte é importante alguns acessórios de proteção, como capacete, joelheira, munhequeira e até protetor para o bumbum,  pois cai muito no começo. Vestir a roupa adequada é super importante para não sofrer com o frio. Para aproveitar melhor o esporte você deve estar confortável e aquecido, então você vai precisar usar 3 camadas de roupa: 1. Segunda pele: A segunda pele ou underwear é uma roupa de algodão ou tecido sintético que fica justa no corpo, e além de ajudar a manter aquecido, também acelera o transporte e a evaporação da umidade da pele (elimina o suor) e se você comprar uma com boa qualidade, ainda inibe a proliferação de bactérias que causa o mau cheiro. A minha é da X-Thermo e comprei na loja Pé na Trilha www.penatrilha.com.br


2. A segunda camada é a de fleece ou polar, que garante conforto em baixas temperaturas. A Roupa da Columbia é 3 em 1, ou seja, dentro da terceira pele, já tem o fleece, com a opção de usar separadamente, então não precisei comprar.

3. A ultima camada é a roupa (jaqueta e calça) de tecido impermeável, que protege do vento e da água. A minha é da Columbia e comprei na www.penatrilha.com.br que é especializada em roupas e acessórios para esporte outdoor como esqui, trilha, bike, enfim tudo que a gente precisa para praticar esportes.

Ah, não esqueça do gorro, cachecol ou pescoceira, luvas impermeáveis e meias apropriadas para esse esporte.
Espero ter ajudado, e minha dica é, não desista porque você achou difícil esquiar e acha que não vai conseguir, vai sim, cada um tem seu tempo, é só respeitar o seu. Boa viagem.

  Este post é dedicado para aqueles que pretendem viajar para praticar esportes de inverno como esqui ou snowboard. Para quem vai pela primeira vez, surgem várias dúvidas, então para tentar ajudar vou dar algumas dicas. No complexo turístico você vai encontrar instrutor, que é essencial nos primeiros dias, local para alugar roupas e acessórios. […]


Fonte: Dri Saudável
Categoria: Atividade Física
Autor: drisaudavel

sábado, 8 de agosto de 2015

Zen e a arte da manutenção de bicicletas

Zen e a arte da manutenção de bicicletas
Inspirado no livro do Robert M. Pirsig, "A arte da manutenção de motocicletas", resolvi fazer o meu exercício físico na estrada. Como de costume, acordei cedo e preparei minha bicicleta para um "tiro longo", a mesma BR-277 (entre Curitiba e o litoral), na qual todo bom ciclista gosta de pedalar. Como no livro "Zen e a arte da manutenção das motocicletas", chequei todo o equipamento da magrela, roupa apropriada e, lógico, meus hidratantes. A única coisa que não assenta bem é o capacete, mas deixa pra lá.




O caminho já estava traçado, mesmo antes de chegar à estrada, direto para o pedágio, algo como 30 km para ir e outro tanto para voltar. Como no livro, a sensação é mágica, o intercâmbio com a natureza é mais forte, o enxergar se sobrepõe sobre o olhar. Outra preocupação constante é manter-me sempre no acostamento e pedalar numa velocidade constante. Outro macete importante: é mais seguro e prático a pedalada com algum companheiro que tenha o mesmo ritmo, mas nem sempre isso é possível, pois o tempo é individual e o passeio vira atemporal. Outra vantagem da bicicleta, além da manutenção da saúde, é a terapia sobre duas rodas e, melhor, sem gastar nada.
Continuando: na altura da Renault, em São José dos Pinhais, a uns 10 quilômetros da partida, quando ainda estava aquecendo e flutuando nos meus pensamentos filosóficos, encosta uma moto com dois rapazes, que resmungam algo. Como estava distraído, continuei pedalando e não dei atenção à moto. Pois é, sempre tem a primeira vez. A moto se aproximou e me jogou para um barranco. Quando estou levantando, um cano de revólver se aproxima do meu rosto, mesmo eu achando que era tudo brincadeira ou sacanagem. Nesses momentos, dor não existe, apenas uma mistura de raiva e medo. Minha faixa preta de judô se evaporou naquele instante, a impotência era o nome da cena.

Outra coisa que dói no fundo da alma: todos que passam e vêem o assalto não têm coragem de parar, intervir, ajudar. Paciência, acho que é fruto do nosso desespero. Levaram um dos meus brinquedos preferidos. Tinha uma aproximação muito grande com a minha bicicleta, nós conhecemos alguns lugares incríveis e, ainda por cima, ela nunca me decepcionou.

Consigo uma carona até o pedágio para me refazer do susto. Todo arranhado e repleto de muito ódio do meu país que eu tanto amo. Quando cheguei ao destino, com cara de poucos amigos e muitos inimigos, uma viatura da Ecovia se debanda do lugar para uma nova ocorrência. Informaram-me que era para impedir um suicídio, o cidadão queria se atirar de uma ponte. Pronto, foi o que bastou para a mudança de humor.
Moral da história: antes um homem sem bicicleta do que sem vontade de viver. Como a vida não pode parar, e eu não vou parar de pedalar por isso, acredito que meu pai tinha razão: "Filho, cuide-se."


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Índice de assuntos

Índice de assuntos
Zen e a arte da manutenção de bicicletas.
O milagre da serendipidade
Doping
8 de março
Dona Ana e a vila
Esporte no século XXI
Esporte, terceira idade e alimentação
Esporte e inclusão
Exercícios, sim, mas com regularidade
Experimente você também
Fibras musculares (quem é você?)
Expectativa de vida
Força para reabilitar
Intoxicação por água. É possível?
Para desporto
Insônia e alimentação
Judô caminho suave
Lesões no futebol
Coluna: o alicerce do nosso corpo
O esporte imita a fisiologia
O segredo da longevidade
Termorregulação
Esporte de macho
A aeróbica do cérebro
A arte da guerra
Esporte e alimentação
A dor dos brasileiros
Alongue-se. Converse com seu corpo
A copa pode matar
Esteróides anabolizantes
Artes marciais
As medidas do jovem brasileiro
Barão de coubertin
Bebidas isotônicas: beber ou não beber? Eis a questão!
Barriga sarada
Cabeça-de-negro
Loira saudável
Capoeira no centro do mundo
Atletiba
O match point da boa alimentação
Coração bandido
Estressado
Corra para o coração não parar
Diabetes e atividade física
Obesidade, epidemia mundial
Depressão x esporte
Outsiders
Pernas pra que te quero
Teóricos da condição física ideal
Talentos desperdiçados
Lesões no esporte 2



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Diário de grávida: eterno sentimento de CULPA!

Diário de grávida: eterno sentimento de CULPA!

Pessoal, Quando estamos grávidas e o tempo vai passando e a barriga vai aumentando sempre surge aquela básica dúvida: “gente, calma! vou ser “mãe”… e agora? será que serei uma boa mãe? como vai ser?”. E o principal: “como vai ser a MINHA VIDA após eu me tornar mãe?”. Quem nunca né!? Bom estou nessa etapa que tá caindo essa ficha que vou deixar de ser apenas “Cláudia” e virar a “mãe do Antônio” e hoje uma amiga também grávida me encaminhou um texto que simplesmente CHOREI de tanto rir. Tenho milhares de amigas, conhecidas, familiares que são mães recente. Algumas com bebês recém-nascidos, outras já com filhos com seus 1/2 anos… e é muito curioso pois tirando algumas exceções é meio que unânime os comentários após o nascimento do baby: - filho dá muito trabalho - neném chora demais - ser mãe é demais, amor sem fim, mas é exaustivo - tem dias que dá vontade de chorar sem parar - não consigo imaginar minha vida sem minha babá - se a babá não vem eu mal converso com meu marido – e olha que eu era “contra” babá antes de me tornar mãe E por aí vai…

MÃES MARAVILHA

Em paralelo a isso sempre tem a “culpa” que essas mães sentem ao colocar isso pra fora e dizer pro mundo “eu amo meu filho mais que tudo, mas é exaustivo ser mãe, às vezes dá vontade de entrar no quarto se trancar e só chorar”. Quem nunca né!? E eu só ouvindo todas elas e pensando: “como EUZINHA serei?”. E obviamente tem as “mães maravilha” que dizem que os filhos são maravilhosos, não choram, não dão trabalho, as que dizem que dormem desde sempre noites inteiras e nuncaaaaa tiveram problemas e nem tiveram vontade de chorar após nascimento dos filhos. Gente… PELAMOR né!? E aí as mães normais e “filhas de deus” vendo essas mães perfeitas entram no ciclo do sentimento de CULPA e se perguntam porque elas não se sentem tão completas como as demais. Foi lendo esse texto que jaja compartilho com vocês que percebi que vivemos num mundo de cobranças e mentiras absurdo…

CASAMENTOS “CONTO DE FADA”

Primeiro tem a fase do casamento. Todas as suas amigas casam e tem aquelas que dizem que CASAMENTO É A MELHOR COISA DO MUNDO E QUE NUNCA BRIGAM COM OS MARIDOS.  Gente… a quem vocês querem enganar?!?!?! TODO MUNDO que casou sabe que sim, casamento é bom mas NÃO não é um conto de fadas. Tem fases boas demais e tem fases FODAS demais. Tem fases que só brigamos, tem fases que só quebramos o pau… e por aí vai…NÃO EXISTE PERFEIÇÃO. E você tem que ouvir de pessoas próximas que a vida delas é incrível e com isso óbvio vem o bom e velho sentimento de CULPA! Você passa dias se perguntando porque seu casamento não é tão perfeito.

MATERNIDADE PERFEITA

E descobri estando grávidsa que o mesmo acontece com a MATERNIDADE. Tem gente que diz que engravidar e ter barrigão e sintomas da gravidez são as melhores coisas do mundo. Gente pra cima de mim????? Dói TUDO! Dá enjoo, você come pra caralho (sorry o palavreado), dói as costas, você não dorme mais direito, falta ar, vocÊ sobe 1 lance de escada e parece que correu uma maratona de 20km, você engorda pra caralho (desculpem de novo o palavreado)… e seu peito!?!?!? Gente eu já aumentei DOIS TAMANHOS DE SOUTIEN!!! Jajá vou parar no número 50!!!! E jaja as auréolas começam a escurecer… sexy!??!! Nenhum pouco né?! Então dizer que ter um filho dentro da gente é incrível eu concordo 100%, é algo mágico e de Deus MESMO! É uma sensação única que eu quero viver intensamente e se Deus me permitir ter mais filhos pra poder passar por isso. Agora me dizer que “é bom viver a gravidez” no quesito “sintomas” e tudo que acontece com o seu corpo é “a melhor coisa do mundo” = ME POUPE!!! Mas aí a gente vê essas futuras mães só elogiando e novamente vem o sentimento de CULPA de porque você não se sente tão feliz assim estando grávida?

SER MÃE É SE FUDER NO PARAÍSO

Bom, desabafo feito… vamos ao melhor texto ever e que EU SEI que traduz o sentimento de muitas mães por aí… o texto é do blog “Mulher que corre com lobos” que confesso que não conhecia até hoje. Porém já me identifiquei e muito com a escritora do blog, a Fernanda Nunes. Tomei a liberdade de compartilhar aqui o texto dela, e acredito que todas as mães e futuras mães que estão vivendo essa mesma fase que eu, irão se identificar… mesmo aquelas “mães perfeitas” quando lerem lá no fundinho delas vão dizer “é isso mesmo”. Preparadas?!?! Vamos ao texto: Bento tinha 15 dias quando fui pela primeira vez à pediatra. Estava feliz e molenga exibindo meu rebento pelas ruas. Na consulta, ele se manteve quieto, exceto no momento em que ela tirou a sua roupa e tocou nas suas bolas. Bolinhas. Ele sempre detestou essa burocracia toda que envolve roupas. Houve uma fase (verão, obviamente) que eu evitava trocar as roupas dele, só para não contrariá-lo. Para sair do consultório fiquei 45 minutos na sala de espera dando de mamar para acalmá-lo. O que aprendi com isso? “Não se mexe com quem tá quieto.” Noutras palavras, Bento feliz, eu feliz. Bento quieto, eu imóvel. Na volta para casa, ele veio no canguru dormindo (graças ao Senhor). Entrei na minha vila e cruzei com duas vizinhas, irmãs. Uma delas, mãe de 3 (haja coragem), me perguntou: - Já teve vontade de jogar pela janela? Eu ri e respondi: - Ainda não!- eu só tinha 15 dias na condição materna, no momento com 8 meses, faz todo sentido. -Vai ter! E é normal. Só não é normal se você jogar. Essa é a maternidade real. Você vai sentir raiva dele. Anota, pois isso não está nos livros. Não está mesmo. Ó bebê santo, fofo e indefeso! Sim, eles são isso tudo. Isso “tudo” é o que salva. Sua fofura e a ocitocina que foi descarregada no meu corpo durante o meu parto são as armas (do bem) que salvam Bento dos meus momentos de fúria. Amiga mãe e gestante, eu não senti, e sinto com frequência, raiva, eu senti, sinto e sentirei (inevitavelmente) fúria! Fú-ria! Sabe pelo quê? Por coisas aparentemente idiotas, mas que ilustram o lado não muito cor de rosa da maternidade. Tipo, dormir. Depois de passar 8 meses dormindo picado, você quer ouvir a Sandy cantando “Imortal não morre no final” mas não quer ouvir a voz do seu filho te chamando às 2am. Outra coisa que vai te irritar, surtos de choro quando você está tentando uma interação social. Saio com meu filho para um almoço com amigos e ele resolve ficar enjoadinho, reclamão. Você pensa, normal né? Que tipo de criança quer ficar parada? Só as doentes ou as que foram embebidas num caldeirão de maconha ao nascer. Não foi o meu caso e eu não estou reclamando, mas… Me irrita, e assumo, me ressinto pela perda da minha liberdade. Conheço mães como eu e isso me alivia. Assumimos os pesares da maternidade sem nos abster de nenhum cuidado com nossos filhos (vai ter vontade de jogar, mas não coragem, lembra?). Num livro muito divertido sobre a história de uma mãe que tinha um bebê pesado como o meu, ela cria a seguinte imagem: ser mãe é como estar dentro de uma piscina de ondas 24horas. É exaustivo. Vejo na mídia e nos livros, discrições do paraíso em torno da maternidade. “Ser mãe é padecer no paraíso”- a frase soa bonitinho, comportado. Quer saber mesmo o que é ser mãe? Ser mãe é se fuder no paraíso. Você experimenta o maior amor que poderia sentir, pelo ser aparentemente mais adorável que poderia existir e, por conta disso, tem que suportar todas as dificuldades para cria-lo bem. Vai ter que dar espaço para ele exibir sua personalidade e o que vai te restar é aceitação. Outra coisa que tinham que ensinar pra gente (se tentaram me ensinar, matei essa aula) é como ter, fazer brotar, paciência. Já me peguei com o Bento chorando, segurando sua mão e emanando o ohn. Ele parou de chorar, não porque se acalmou com o mantra, mas porque achou esquisitíssimo sua mãe de olhos fechados repetindo a mesma coisa. Acho que no fundo ele sabia: “é melhor eu parar, ela está no limite, vai me colocar na cestinha.”

Existe prótese de paciência? Eu compraria.

Quando estou na piscina de ondas por muito tempo, direto com ele sem alguém para me render, entro num estado irritável muito grande. Levo ele para passear e me deparo com mães felizes na pracinha. Nada me faz mais culpada e raivosa do que mães felizes na pracinha. Começa a conversa de Alice no país da maternidade. Meu impulso é falar “Tá bom, vamos falar a verdade, tem horas que dá vontade de bater a porta e isolar a chave, num é?” Não está nos livros, nem na internet, nem na conversa das mães da pracinha, o lado negro da maternidade. Você vai querer tomar um porre. Vai querer passar o dia na Prainha, e não duas horas do melhor sol no Ipa bebê cercada de crianças que jogam areia em você. Vai querer ouvir Florence and The Machine no carro e não o novo cd do Palavra Cantada. Vamos! Assuma!

A única coisa que essas falsas expectativas fazem é gerar culpa. Saio da pracinha me sentindo odiável e com pena do Bento por me ter como mãe. Também não está nos livros, culpa é inerente à maternidade, andam de mãos dadas. Sua motivação é que você quer ser a melhoooorrr mãe do muuundo. O que não sai como o esperado, vai para sua caixinha de culpa. O problema é que culpada, você procura ser melhooorrr ainnnddaaaa, enquanto deveria ser o melhor possível, pois você também é protagonista nessa história.

Talvez, eu me sinta culpada por essas palavras (ou seria um desabafo?), mas vou me prender ao que minha vizinha me disse.

Eu não joguei pela janela.

Para entrarem no blog da Fernanda e lerem mais textos dela, cliquem aqui.



Espero que gostem do post diferente de hoje

Bjos,


Você também pode gostar de:

Dicas de presentes para o Amigo SecretoSabonete Anti-OdorDicas úteis usando o papel alumínio
Pessoal, Quando estamos grávidas e o tempo vai passando e a barriga vai aumentando sempre surge aquela básica dúvida: “gente, calma! vou ser “mãe”… e agora? será que serei uma boa mãe? como vai ser?”. E o principal: “como vai ser a MINHA VIDA após eu me tornar mãe?”. Quem nunca né!? Bom estou nessa […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Enfim Casada
Autor: Enfim Casada